Página

Complexo do Santuário do Rocio

Sala Memória

 A Sala Memória Paulo VI nos leva a mergulhar na história do Santuário e na devoção a Nossa Senhora do Rocio. Neste espaço os devotos e visitantes entram em contato com  fotos antigas e contemporâneas do Santuário, das procissões, objetos litúrgicos, paramentos litúrgicos, imagens de Nossa Senhora do Rocio do século passado, belíssimos mantos de Nossa Senhora do Rocio, piano, entre outros objetos.

    

 

Espaço da Graça

A Sala das Graças está unida à Casa Memória Papa Paulo VI. O  espaço “Sala da Graças” reserva ao devoto uma memória agradecida das bênçãos de Deus na vida das pessoas. Neste lugar há fotografias, muletas, vestidos de noiva, roupinhas de anjos, entre outros objetos deixado pelos devotos  como expressão de uma graça recebida por intercessão de Nossa Senhora do Rocio.

 

Centro Pastoral

O Centro Pastoral Santo Afonso de Ligório é onde o Santuário desenvolve atividades pastorais, sociais, formação e encontros. Além destas atividades, o neste local que funciona a administração do Santuário e o centro da Campanha Família Missionários com a Mãe do Rocio.

 

Centro de Formação

No centro de Formação São Clemente Hofbauer acontece os cursos, catequese para todas as idades, entre outras atividades. São varias salas com capacidade superior a 30 pessoas cada. 

Salão Social

É o espaço de acolhida ao romeiro. Neste local o Santuário serve café, almoço assim como acolhe os seus grandes eventos, tais como cursos, congressos, etc. Com capacidade para 500 pessoas, o salão é equipado com cozinha semi-industrial, palco, telão. É um espaço multiuso.

   

Gruta

"Vinde... e descansai um pouco", Mc 6,31. As grutas nos trazem admiração, mistério. A gruta de Nossa Senhora do Rocio é um espaço para encontrar-se com Deus, contemplando o olhar do Pai para com Maria. É um lugar de oração. Onde também se acende velas, demonstrando assim a luz que nos vem do Rocio, Jesus nosso Redentor.

A gruta do Santuário praticamente não fica sem se arder a partir da chama das velas. Velas que expressam também a fé e devoção de nossa gente para com a Mãe do Rocio. O Santuário do Rocio mantém a gruta como sinal de que a mãe do Rocio foi abrigada em um lugar simples, que era a casa de Pai Berê, e hoje também significa o coração de todos os seus devotos.

 

Praça da Fé

Espaço amplo onde acontecem os grandes eventos do Santuário do Rocio: shows, missa campal e atividades sociais, entre outros. A Praça da Fé fica de fronte a baía de Paranaguá e o Santuário do Rocio. Existe ao lado um grande trapiche com acesso direto a baía de Paranaguá, onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora do Rocio.

Centro de Acolhida

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio planeja ter um Centro de Acolhida aos romeiros. O centro terá toda infraestrutura para receber romeiros, com chuveiros, banheiros e cozinha industrial. O projeto arquitetônico buscou um edifício com uma grande versatilidade de uso, sendo ao mesmo tempo um elemento marcante na paisagem local, com a capacidade para duas mil pessoas.

   

 

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fica de fronte a Praça da Fé do Santuário do Rocio. É uma Capela simples, mas que leva o devoto a contemplar Maria que apresenta o Perpétuo Socorro que é Jesus. Temos o ícone do Perpétuo Socorro explicado de forma oracional nas laterais da pequena capela.