CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO

25/05/2020

Celebrar 100 anos da atual igreja nos alegra e faz lembrar que essa é apenas a ultima construção erguida para guardar a imagem de Nossa Senhora do Rocio, encontrada há quase 400 anos. A igreja centenária nos conduz a 1648, quando a imagem foi encontrada na baía de Paranaguá. Ali começou essa história de fé e devoção que motivou os devotos, durante os séculos a irem construindo templos onde pudessem, ao mesmo tempo, guardar a imagem e realizar suas orações. Começou com uma pequena igrejinha, depois outra maior e, agora, esse grande templo de beleza singular, que completa 100 anos.

Dentro desse último século a igreja do Rocio foi ganhando uma importância que extrapolou o Bairro do Rocio, a cidade de Paranaguá e o Estado do Paraná. Em 1977, o Vaticano concedeu-lhe o título de Santuário Estadual, quando o Papa Paulo VI decretou Nossa Senhora do Rocio Padroeira do Paraná. Há mais de dois séculos acontece a Festa da Padroeira, atraindo em Novembro, a esse lugar sagrado peregrinos de inúmeras localidades.

Hoje a igreja centenária tem uma importância arquitetônica, cultural, turística, religiosa, social e histórica. Ela guarda a imagem que faz parte da história de um povo, onde centenas de milhares de pessoas já tiveram a alegria de visitar. Por isso queremos marcar essa “Semana do Centenário” com diversas atividades. Obedecendo as orientações das autoridades que proíbem aglomeração e pedem distanciamento social por conta do Coronavírus, serão realizadas transmissões diárias pela internet, com homenagens, missas, novenas e um tríduo preparatório para o dia 30, data que marca a inauguração da igreja.

Os devotos poderão acompanhar as transmissões pela internet. Mas os Missionários Redentoristas e as lideranças do santuário, convidam a todos para um momento especial domingo, dia 31, às 10h, dentro de seus carros, em frente a igreja, na Praça da Fé, onde todos serão abençoados e receberão o adesivo oficial dessa celebração centenária. Queremos marcar todos os carros, nesse dia de festa e alegria. Segue a programação: