top of page

1ª Assembleia Geral do Santuário do Rocio de 2024 discutiu espiritualidade e o tema da Campanha da Fraternidade

Na tarde deste domingo (25) aconteceu a primeira Assembleia Geral do Santuário do Rocio de 2024 com o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: "Vóis sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8). O encontro reuniu agentes pastorais, de movimentos e de serviços, que desenvolvem trabalhos de evangelização na igreja, para falar sobre espiritualidade, Campanha da Fraternidade 2024, missão redentorista na Província de Curitiba e a programação do santuário para este ano.


"A primeira grande motivação de uma assembleia é reunir aqueles que fazem parte do corpo missionário. Ali não são só os padres, os funcionários, mas, também, juntando os voluntários. Então a gente reúne todo mundo para estabelecer metas e saber por onde a gente vai caminhar durante o ano, por isso é importante a presença de um grande número de pessoas, porque assim todos falem a mesma linguagem em unidade", disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.


Imagem: Santuário do Rocio

O encontro refletiu sobre a CF 2024 que tem como tema "Fraternidade e amizade social" e como lema o texto bíblico de Mateus "Vós sois todos irmãos e irmãs". Nesse sentido, a assembleia teve como objetivo falar sobre a importância das relações humanas e de criar um ambiente acolhedor na igreja, agregando todos aqueles que desejam desempenhar atividades pastorais ou voluntárias.


"A Campanha da Fraternidade é trabalhada todos os anos no Brasil inteiro por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. O tema desse ano, sobre amizade e a fraternidade entre as pessoas, é um tema que mexe com todo mundo; a importância das relações humanas, a qualidade dessas relações, o respeito, o acolhimento e a misericórdia. E nós que trabalhamos em equipes de pastoral, movimentos, serviços e voluntários a gente precisa estar cientes das exigências desse trabalho: saber perdoar o outro, saber acolher o novo, saber trabalhar em equipe. Então o tema fortalece, da uma base boa, para a nossa caminhada", completou o reitor.


A Assembleia Geral teve inicio com a palestra do padre Denildo da Silva, pároco da igreja de Santa Josefina Bakita de Paranaguá, que falou sobre espiritualidade e a necessidade da igreja em acolher as diferenças, de reunir, falar a mesma linguagem e, sobretudo, respeitar as diferenças existentes na sociedade. "O convite foi uma surpresa e eu aceitei com muita alegria. Estar aqui com as pastorais, movimentos e serviços é mostrar a igreja sinodal, uma igreja que tem uma caminhada de oração, fé e reflexão para construir uma evangelização na qual Jesus Cristo é anunciado", disse.


Imagem: Santuário do Rocio

Para completar, o pároco também falou sobre a Campanha da Fraternidade a qual deve estar no coração dos cristãos. "O lema deve estar em nosso coração, ter uma relação não baseada em culturas e alguns elementos, mas na percepção que toda pessoa tem dignidade, que todos somos filhos de Deus, que temos uma história e devemos ser respeitados, amados, porque é assim que Jesus nos ama. Que todos aqui do santuário e as pessoas que acompanham possam viver esse tempo da Campanha da Fraternidade e da Quaresma como uma reflexão de conversão do coração e da vida", finalizou.


Durante o encontro, o Frater José Paulo abordou os elementos que compõe o cartaz da CF 2024 e as discussões que o tema propõe. Já o padre Sérgio Campos, apresentou ao público a recém-criada Província Redentorista de Curitiba a qual possui padres e irmãos em missão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Cuidamos de paróquias, santuários e meios de comunicação social.



Imagem: Santuário do Rocio

Para finalizar a assembleia, o missionário redentorista e reitor do santuário apresentou a programação anual da igreja com os encontros mensais, eventos, festa da padroeira e celebrações.


Confira as fotos:



53 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page