Manifestação de fé faz parte de um projeto que promove o contato mais próximo de devotos e turistas com a religiosidade parnanguara
No domingo (9), Paranaguá mais uma vez presenciou um ato de fé e de devoção em honra à Nossa Senhora do Rocio. Aconteceu a primeira romaria do ano em homenagem à Rainha e Padroeira do Paraná, uma ação que integra o projeto "Jornada de Fé com a Mãe do Rocio", com foco no segmento do turismo religioso e no aumento do fluxo de visitantes à cidade. Os romeiros vieram de Curitiba, partindo do Santuário do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, na capital. Logo pela manhã, os visitantes foram acolhidos no Santuário Estadual com uma animação missionária que antecedeu a Santa Missa em honra à Nossa Senhora do Rocio.
Após a celebração, uma procissão com o Manto da Padroeira do Paraná concentrou os fiéis, que após o almoço foram guiados pelo padre reitor do Santuário, Dirson Gonçalves, CSsR, durante uma visita às dependências do Santuário, com destaque para a Sala dos Milagres, que abriga diversas imagens de Nossa Senhora do Rocio e depoimentos de graças alcançadas pelos devotos, por intercessão da Virgem do Divino Orvalho.
Depois da visita ao Santuário Estadual, os turistas ainda puderam conhecer as belezas da Cidade Mãe do Paraná, com um passeio pelo Centro Histórico de Paranaguá e visitas à Catedral do Rosário e ao Museu de Arqueologia e Etmologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As ações do projeto "Jornada de Fé com a Mãe do Rocio" buscam promover um contato mais próximo de devotos e turistas com a fé e religiosidade parnanguara, por meio da história e dos cultos à Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná. Para incentivar o turismo religioso, unir a fé e a cultura, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e a Agência do Desenvolvimento do Turismo (Adetur), criou o projeto Jornada de Fé com a Mãe do Rocio. Durante todo o ano de 2025 serão realizadas romarias até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado.

Além da romaria do último domingo, outras nove manifestações de fé devem ocorrer ao longo do ano, promovendo um maior fluxo turístico em Paranaguá. Elas devem acontecer em 13 de abril, 18 de maio, 08 de junho, 13 de julho, 17 de agosto, 14 de setembro, 12 de outubro, 09 de novembro e no dia 14 de dezembro.
Paranaguá acolhe uma das devoções mais antigas do País
Parte do calendário de eventos da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, a Festa de Nossa Senhora do Rocio é realizada sempre em novembro, oficialmente comemorada no dia 15. O Paraná foi o primeiro – e por muito tempo o único – Estado a ter uma padroeira reconhecida pelo Vaticano, desde 1977, pelo Papa Paulo VI.
O culto no entorno de Nossa Senhora do Rocio é datado de 1648, sendo uma das devoções mais antigas do Brasil. Com suas similaridades a outros contos e histórias envolvendo a fé nacional, conta-se que a santa foi encontrada por caiçaras durante um evento chamado “pesca milagrosa”, quando a imagem apareceu nas redes de um pescador.
A primeira igreja em homenagem à padroeira foi edificada em 1813, enquanto o atual Santuário foi erguido em 1920. O templo fica localizado na Praça Thomas Sheehan, ao lado do Complexo Turístico Mega Rocio, onde acontecem os embarques e desembarques de turistas durante temporadas de navios de cruzeiro em Paranaguá.
Confira todas as fotos em https://photos.app.goo.gl/hvmmKWNUjsRkTr3W8
Comments