O Santuário Estadual de Nossa senhora do Rocio realizou no domingo (30) a investidura de 10 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e a bênção de renovação de mais uma ministra que servia nos Estados Unidos. A solenidade foi presidida pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, e contou com a presença de familiares, padrinhos e amigos dos servidores.
De acordo com o Vaticano, o Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.
Os leigos podem fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra. Portanto, são estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
• Distribuição da comunhão na missa;
• Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
• administração do viático;
• Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo), em situações específicas;
• Presidir a Celebração da Palavra – onde não houver sacerdote.
Segundo a formadora dos MECES, Camila Fernandes, os candidatos a ministros são convidados unicamente pelo padre, por meio do Espírito Santo de Deus que os chama para ministério pastoral. Ao aceitar o convite, os novos servidores participaram de uma formação Diocesana, juntamente com as demais Paróquias de Paranaguá, que também enviaram os escolhidos. A formação teve a duração de um mês, com diversos encontros de estudo e preparação.
Комментарии