top of page

18ª Procissão Marítima bate recorde de público

De avião, de carro, motocicleta, bicicleta, a pé ou de barco, os devotos de Nossa Senhora do Rocio sempre buscam meios para homenagear a Padroeira do Paraná. Na manhã deste domingo (12) centenas de fiéis participaram da 18ª Procissão Marítima, uma das mais tradicionais do calendário da Festa do Rocio.


A romaria saiu do trapiche no Rio Itiberê e percorreu a Baía de Paranaguá, até chegar ao píer localizado em frente ao Santuário do Rocio. Cerca de mil pessoas e mais de 70 embarcações estiveram presentes na procissão.


"A Festa do Rocio esse ano está batendo todos os recordes possíveis. A Procissão Marítima foi mais um batido, com certeza foi a mais numerosa dos últimos cinco anos e a mais envolvente porque teve a participação de outros movimentos dentro da mesma procissão, por exemplo, os rebocadores da Portos do Paraná fizeram uma homenagem linda e inédita quando os barcos estavam passando no entorno do porto, ele fizeram aquela homenagem com a água e buzina. A gente teve uma grande participação também dos remadores, eles se organizaram e vieram ao lado, escoltando a embarcação de Nossa Senhora. As famílias também vieram de Jet Ski e fizeram essa linda homenagem. Então, juntando tudo isso, resultou em uma linda procissão", disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.


Uma das principais homenagem da peregrinação foi realizada pela Portos do Paraná. Sete rebocadores de navios aguardaram a passagem da imagem e acompanharam a embarcação com a imagem até o trapiche do Rocio, realizando um buzinaço e lançando jatos de água.



Imagem: Santuário do Rocio

Uma das atrações da Procissão Marítima foi também o manto de Nossa Senhora do Rocio. Para o designer do adorno, Fábio Itálo, a romaria é uma das maiores do Brasil. "Eu tenho uma satisfação enorme de confeccionar o manto para essas peregrinações. Além do manto oficial, tem o manto da novena, o manto da Procissão Motorizada, o Manto da Procissão Marítima. São dias que a gente passa elaborando para que cada ano tenha uma novidade sobre o manto. É uma emoção enorme poder participar desse momento", disse.



Imagem: Santuário do Rocio

“É um prazer a Marinha do Brasil participar dessa 18.ª Procissão Marítima e sempre acompanhar, ainda mais nesse dia maravilhoso apresentar a santa para a cidade de Paranaguá e para o Estado do Paraná”, disse o Capitão de Mar e Guerra Anderson Brito.


Após a procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio foi levada por marinheiros até o Santuário Estadual.


138 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page