top of page

211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é lançada oficialmente

Atualizado: 20 de ago.


A 211ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio foi lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (15) no Salão Social da Igreja. com o tema "Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do mundo", a festividade acontecerá dos dias 06 a 15 de novembro, em Paranaguá.


Os Mistérios do Rosário -gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos- irão nortear a escolha do tema das festas dos próximos anos; em 2024 serão meditados os mistérios luminosos, em 2025 os dolorosos, em 2026 os gloriosos e, por fim, em 2027 será celebrado o Jubileu de Ouro de Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná, reconhecida pelo Vaticano, por meio do Papa Paulo VI. A sequência de meditações do rosário iniciou na festividade de 2023, quando foram refletidos os Mistérios Gozosos.


De acordo com Varseli Correia, coordenadora da Pastoral da Educação, a escolha do tema de 2024 surgiu a partir da trecho da justificativa de São João Paulo II ao criar os mistérios luminosos. "Ele percebeu nos Mistérios Luminosos uma forma de ajudar os fiéis a entrarem mais a fundo na vida de Jesus e uma 'verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, abismo de regozijo e de luz, de dor e de glória'. Como a primeira ideia seria nós -devotos- falando com Maria, pensei, usando palavras de João Paulo: 'Mãe do Rocio, mostra-nos a Luz, coração de Cristo, abismo de dor e de glória', adaptando e resumindo chegamos ao tema 'Mãe do Rocio, dai-nos a Luz, o Cristo Jesus!' Usando o verbo "revelar", pois os mistérios luminosos trata-se de uma revelação de que é o Cristo: 'Mãe do Rocio, revela-nos o Cristo Jesus, Luz do mundo', explicou.

 

Anualmente, cerca de 500 mil pessoas participam da programação religiosa e social realizada durante os 15 dias de celebrações. A Procissão Solene de ida para a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, realizada no dia 15 de novembro, reúne aproximadamente 100 mil devotos da Padroeira do Paraná, tornando a festa religiosa uma das maiores do Sul do Brasil.


“A  primeira festa aconteceu no ano de 1813 com a inauguração da primeira igrejinha dedicada a Nossa Senhora do Rocio e, com a presença do padre, aconteceu a missa solene, seguida de profissão. Por isso que agora em 2024, realizamos a festa de número 211. São mais de dois séculos de festa, lembrando que a imagem foi encontrada em 1648, por um pescador”, disse o reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves.

Para a edição de 2024, as tradicionais barracas do mercado Persa, estandes de alimentação, parque de diversões, palco para apresentações culturais e shows nacionais estão confirmados. Uma das novidades do setor social é a praça de alimentação que será instalada na Praça da Fé. O ambiente foi pensado para recepcionar melhor os turistas, moradores e famílias que consomem os produtos dos comercializados nos estandes.


A Festa do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, que está em processo de registro como celebração religiosa no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, é um dos eventos que mais atrai turistas no Paraná segundo o “Convention e Visitors Bureau”. O Santuário também é reconhecido como Pólo do Turismo Religioso, por meio da Lei Estadual nº 12.814.

 

Troca do Manto

 

A cerimônia da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio, uma das principais celebrações que antecede a abertura do novenário da festa, acontecerá no dia 03 de novembro (domingo), às 20h, no santuário da Padroeira do Paraná.


A Santa Missa, seguida da solenidade, reúne centenas de pessoas na igreja. O momento é marcado pela fé e emoção dos devotos que têm a oportunidade de acompanhar a descida da imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio do seu nicho, localizado no centro da igreja.


Durante o ano, a imagem da Padroeira do Paraná é retirada do nicho apenas duas vezes: na troca do manto e no dia 15 de novembro, quando acontece a Missa Campal e a Procissão até a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário.


O novo adorno da Padroeira do Paraná é trocado apenas no mês de novembro para abrir oficialmente a Festa Estadual.

 

Procissões

 

Para homenagear a Padroeira do Paraná, o Santuário do Rocio realizará 10 procissões e romarias durante a programação da festa. Além das tradicional Cavalgada da Fé, Moto Romaria, Romaria das Crianças, Procissão Marítima, Procissão Ciclística, Procissão Motorizada e as Procissões Solenes de ida e retorno, também serão realizadas a 1ª Romaria dos Caminhoneiros e o 1º Passeio dos Pets.

 

- 1º Passeio dos Pets: 03/11 às 8h;

- 10ª Cavalgada da Fé: 03/11 às 08h30;

- 4ª Moto Romaria: 03/11 às 16h;

- 3ª Romaria das Crianças: 09/11 às 10h;

- 19ª Procissão Marítima: 10/11 às 08h;

- 12ª Procissão Ciclística: 09/11 às 16h;

- 1ª Romaria dos Caminhoneiros: 09/11 às 16h;

- 8ª Procissão Motorizada: 10/11 às 16h;

- 211ª Procissão Solene de Ida para a Catedral: 15/11 às 16h;

- 211ª Procissão Luminosa de Retorno: 16/11 às 19h.



Show de Prêmios

 

O Show de Prêmios da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio irá sortear cinco grandes prêmios: o 1º prêmio é um carro Chevrolet Onix (0 km), o 2º prêmio é uma motocicleta Yamaha Factor 125 cilindradas (0 km), o 3º prêmio R$ 5 mil, 4º prêmio uma televisão 43” e o 5º prêmio um notebook. Cada cartela será comercializada pelo valor de R$20,00 e poderá ser adquirida no santuário, com vendedores voluntários e na secretaria da igreja.


Este ano, há também uma oportunidade para quem deseja ter uma renda extra. As pessoas interessadas poderão vender as cartelas do Show de Prêmios, mediante um cadastro prévio na secretaria do Santuário. Após retirar o bloco e vender as cartelas, os vendedores voluntários receberão uma comissão por cada unidade vendida.


Todo valor arrecadado com a venda das cartelas será revertido para a compra dos aparelhos de ar-condicionado para o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. A aquisição e instalação dos eletros serão realizadas no ano de 2025.


Os devotos que não residem em Paranaguá, poderão comprar cartelas/blocos pelo whatsApp (41) 3423-2020.  


O sorteio será realizado no dia 17 de novembro, às 20h, pela TV Rocio e Difusora FM.


Apoio


A festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é organizada e promovida pelos Missionários Redentoristas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá por meio das Secretarias: Cultura e Turismo, Segurança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, além de outros órgãos de governo, como: Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros.


O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, esteve presente na coletiva de imprensa e ressaltou a importância da parceria do município com o santuário. "Nesses oito anos que nós estivemos à frente da prefeitura de Paranaguá, nós atendemos o santuário da melhor forma possível. Eu tenho certeza que a festa desse ano será a melhor de todos os tempos. Já está confirmado o show com o padre Fábio de Melo, que a prefeitura vai trazer, e mais um show nacional que o padre Dirson pediu. Isso também ajuda na geração de emprego e renda, eu tenho certeza que mais pessoas irão vir ao santuário. Então, esse é o grande foco dessa parceria, a revitalização que nós tivemos da Praça Thomas Sheehan com o governo do Paraná, o Mega Rocio que foi entregue recentemente e que também é utilizado pelo santuário, o trapiche que foi revitalizado pelo Porto de Paranaguá e quando tem a procissão marítima acontece com mais segurança e qualidade. É uma junção de esforços que melhora a cada ano essa festa que é tão importante para o estado do Paraná", disse.


A secretária de cultura e turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, que também esteve presente na coletiva, destacou a alegria em participar de mais um evento fomentando o turismo religioso na cidade. "É uma festa que eu tenho um carinho especial. Pra mim, pessoalmente, é uma festa que gosto muito de trabalhar, gosto muito de trabalhar com o pessoal do santuário, sempre tivemos uma relação muito boa, viemos crescendo em relação aos apoios da prefeitura à festa e esse ano não foi diferente. Já estamos vislumbrando apoios maiores para a realização do evento e estamos muito felizes em concluir um dos últimos eventos da nossa gestão trazendo uma festa de qualidade, segura, organizada junto do santuário, com muitas atrações, podendo concluir um trabalho grande de desenvolvimento do turismo religioso, do turismo geral na nossa cidade, que impacta diretamente a economia local, impacta pessoas. Então essa é a nossa ideia e a do santuário na realização da festa", concluiu.



Presenças


Estiveram presentes na coletiva de imprensa o bispo diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, a secretária de cultura e turismo, Maria Plahtyn, e a superintendente do Iphan Paraná, Fabiana Moro.



204 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page