top of page

4º Congresso Diocesano de Ministros da Eucaristia reuniu centenas de agentes no Santuário do Rocio

Atualizado: 16 de jul. de 2023

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebeu neste domingo (9) a 4ª edição do Congresso Diocesano dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística. Com o tema 'Como aquele que serve!' (Mt 20, 26), o encontro reuniu mais de 700 servidores, vindos dos 13 municípios da Diocese de Paranaguá.


O congresso teve como objetivo promover formação e espiritualidade aos agentes da Sagrada Comunhão. Além dos ministros da eucaristia, o encontro também reuniu padres da Diocese de Paranaguá, juntamente com o bispo titular, Dom Edmar Peron, que presidiu a Santa Missa, das 11h.


"Em primeiríssimo lugar, o ministro da eucaristia, aliás como todo cristão, mas particularmente o ministro, nós temos que ter a consciência que somos servidores e para servir nós precisamos de uma espiritualidade. Qual espiritualidade? a espiritualidade do serviço, da dedicação, da caridade, da humildade, entre outros aspectos, e Jesus Cristo é sempre o modelo e o centro de toda espiritualidade", disse o palestrante padre Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo.

A organização do evento também contou com a colaboração dos servidos do Santuário do Rocio. De acordo com a coordenadora dos ministros da eucaristia do Santuário do Rocio, Marideli de Oliveira Costa, o evento foi positivo. "A gente teve uma participação bem grande dos ministros da nossa diocese. A palestra do padre Humberto também foi bem interessante e nos acrescentou muito enquanto formação de ministros, enquanto nossa prática e vivência pessoal. Foi muito gratificante participar e acolher todo mundo aqui no nosso santuário", concluiu.


O congresso foi uma oportunidade de união entre todas as paróquias da diocese, possibilitando o aprofundamento espiritual e reflexão dos serviços ofertados por cada agente.


"A alegria é grande dessa retomada dos nossos congressos, com os nossos ministros, porque isso mostra a força que nós temos todos juntos, quando somamos e vemos a missão que cada um desenvolve em cada canto da nossa diocese, tudo é feito com amor. Então quando nós nos encontramos, nós mostramos a força da nossa igreja e a força da missão que nós temos", disse o padre Thiago Trigo.


Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística são servidores do altar, responsáveis pela distribuição da santa comunhão nas missas e aos doentes, em suas casas. O Santuário do Rocio possui 85 ministros da eucaristia que também atuam em outras pastorais.


81 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page