top of page

AVISO DE PAUTA: lançamento oficial da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2023

Atualizado: 10 de set. de 2023



COLETIVA DE IMPRENSA

Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio – Edição 2023

“Meu espírito se alegra em Deus” (Lc 1,47).


Caros jornalistas,


Convidamos os profissionais da comunicação para a coletiva de imprensa que tratará do lançamento oficial da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio que será realizada no dia 15 de agosto (terça-feira), às 10h, no Salão Social do Santuário.


Considerada um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira oficial do Estado do Paraná, chega a 210ª edição. A festividade com dimensão histórica, artística, cultural e religiosa acontecerá entre os dias 04 e 16 de novembro, em Paranaguá, com o tema inspirado na passagem bíblica “Meu espírito se alegra em Deus” (Lc 1,47).


Durante os 15 dias de programação, envolvendo missas, novenas, visitas e procissões, milhares de pessoas visitam a casa da Padroeira do Paraná, especialmente, no dia 15 de novembro, em que se é celebrado o dia de Nossa Senhora do Rocio e realizada a Procissão Solene de ida até a Catedral Diocesana de Paranaguá.


Segundo o Missionário Redentorista e reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, o tema escolhido este ano dará início a preparação para Jubileu de 50 anos de Nossa Senhora do Rocio como padroeira oficial do Estado do Paraná, reconhecida pelo Vaticano. “Esse ano, depois de tanta reflexão e oração, porque preparar a festa é a partir de oração, nós pegamos um versículo pequenininho, do livro de São Lucas, onde Nossa Senhora diz: 'meu espírito se alegra em Deus'. Nossa Senhora vai dar dicas esse ano durante a festa inteira: ‘faça com que seu espírito também se alegre em Deus. Venha comigo, vamos seguir meu filho, vamos fazer tudo o que meu filho vos disser’. Olha que linda será a festa esse ano”, disse.


A identidade visual da festa foi desenvolvida a partir dos conceitos de tradição e devoção. “Tradição porque é uma festa realizada há 210 anos e devoção porque é uma imagem que surgiu nas águas da baía de Paranaguá no ano de 1648, há quase 400 anos”, explicou o Missionário Redentorista.


Para a edição de 2023, o Santuário do Rocio investiu na comunicação digital e, assim como nos anos anteriores, as celebrações das 06h e das 19h serão transmitidas ao vivo pela TV Rocio, nas plataformas do Youtube e Facebook. Além disso, o programa “Diário do Rocio, apresentado pelo padre Dirson Gonçalves, passará a ser realizado ao vivo, com a interação dos fiéis.


PATRIMÔNIO IMATERIAL


A Festa do Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, que está em processo de registro como celebração religiosa no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, é um dos eventos que mais atrai turistas no Paraná segundo o “Convention e Visitors Bureau”. O Santuário também é reconhecido como PÓLO DO TURISMO RELIGIOSO, por meio da Lei Estadual nº 12.814.


SERVIÇO:

Lançamento – 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Data – 15/08/2023 às 10h

Salão Social – Praça Thomaz Sheehan, 211 – Rocio – Paranaguá – PR.

Informações:

Telefone e WhatsApp: (92) 9 8130-3017 | José Paulo – Assessoria de imprensa

Telefone e WhatsApp: (41) 9 8521-4755 | Yasmim de Paula – Assessoria de imprensa

136 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page