Bispo Dom Sérgio de Deus Borges preside missa do 7º dia de novena da Festa da Padroeira

Nesta sexta (12), aconteceu o sétimo dia da novena da 208ª Festa de Nossa Senhora do Rocio. Desde o início da manhã, às 05h, o Santuário do Rocio recebeu os devotos que desejaram participar de um dos oito horários de novena e missa ao longo do dia.

O último horário foi às 19h, com a missa presidida pelo bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges. Esta foi a primeira vez que ele esteve no Santuário do Rocio.

“É a primeira vez que venho ao Santuário, mas sempre é uma alegria muito grande estar nos lugares onde celebramos a presença da Virgem Santíssima, Nossa Senhora, a mãe do Senhor. Esses ambientes são sempre lugares de oração, mas, sobretudo, de encontro paterno com Deus, nossa luz”, disse.

O tema deste sétimo dia de novena foi “Mãe do Rocio, envolvei as autoridades e os governantes em vosso manto de amor e proteção”. “Trabalhei aquele bonito texto do Salmo que diz que vamos dar glórias ao Senhor, abrir os portões, porque o Senhor está para chegar. E, de fato, o evangelho trata desse tema, de Jesus que é a luz que chega quando ele é apresentado no templo de Jerusalém. Então, nós somos chamados, assim como Simeão, Ana e todos a acolher com alegria o bom Jesus, ao lado de Nossa Senhora. Ela sempre nos apresenta Jesus ressuscitado, vivo, Jesus o Senhor que traz vida, graça e luz”, contou Dom Sérgio.

Durante a missa, representantes das secretarias municipais da prefeitura de Paranaguá, da câmara de vereadores e da empresa pública Portos do Paraná estiveram presentes e receberam uma benção especial.

Unidade entre as igrejas

O bispo Dom Sérgio destacou a importância da celebração a Nossa Senhora do Rocio no Paraná. “É importante que o nosso Regional Paraná possa cada vez mais celebrar Nossa Senhora do Rocio, que dá certa unidade à caminhada da igreja no Estado. É um momento bonito de vivenciarmos a nossa fé, sobretudo, entre todas as igrejas. A presença dos bispos aqui na Festa de Nossa Senhora do Rocio é símbolo da unidade que está sendo celebrada também nas igrejas particulares. Que Deus nos ajude a continuar nesse caminho de celebração da Mãe de Deus com o título Nossa Senhora do Rocio”, concluiu.

Amanhã (13) é o penúltimo dia da novena

Neste sábado (13), quem preside a missa noturna (19h) do oitavo dia da novena é o arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. O tema da novena é “Mãe do Rocio, envolvei o Estado do Paraná e o mundo inteiro em vosso manto de amor e proteção”.

Durante o novenário, o Santuário do Rocio promove oito horários diferentes de novena/missa. A programação começa às 05h, seguindo às 06h, 08h, 10h, 14h, 16h, 18h e 19h. Aqueles que não puderem estar presentes em algum desses horários, também podem participar por meio das redes sociais do Santuário (YouTube e Facebook), já que acontece a transmissão ao vivo pela internet.

Além disso, amanhã também é dia da 9ª Procissão Ciclística. A concentração de ciclistas será às 16h, na Praça dos Leões, no Centro da cidade. Os participantes levarão a imagem de Nossa Senhora do Rocio até o Santuário do Rocio. Participe!