top of page

Caminhada de fé: 200 romeiros caminham a pé de São José dos Pinhais até o Santuário do Rocio em Paranaguá

Atualizado: 9 de abr.

Uma caminhada de fé, perseverança, amor e devoção marcou um trecho de 85 km da BR-277 entre os municípios de São José dos Pinhais e Paranaguá. Desde a quarta-feira (27) até o final da tarde da quinta-feira (28) mais de 200 devotos desceram a Serra do Mar a pé até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio como forma de penitência quaresmal e agradecimento por bênçãos alcançadas pela intercessão da Padroeira do Paraná.


A saída do grupo com o maior número de integrantes aconteceu na noite da quarta-feira (27), na Paróquia São Pedro, e reuniu romeiros de diversas comunidades, como por exemplo, Roça Velha, Contenda, Vila Nova, Cachoeira e outras.





A peregrinação dos romeiros da Capela Nossa Senhora do Rocio, da região de Contenda, é uma tradição que se mantém viva há 29 anos e integra a programação da Semana Santa do santuário. Desde 2004, os fieis fazem o trajeto trazendo a imagem da Mãe do Rocio, a qual é levada até o município no início da Quaresma e permanece na região até a quarta-feira que antecede o início do Tríduo Pascal. Neste período, a imagem visita a casa de centenas de moradores de São José dos Pinhais.


O devoto Luiz Augusto Pilado, da comunidade Cachoeira, realiza a caminhada há mais de 20 anos e descreve o momento como emocionante. "É uma emoção muito grande. Ela me atendeu na primeira vez que eu vim. Precisei Dela, fiz uma promessa e fui atendido, então até hoje eu venho para agradecer", disse.


A peregrina Tarsila Guerra, pertencente à comunidade Vila Velha, participa da caminhada há seis anos. "Hoje eu conclui a minha caminhada do começo ao fim. Sou muito grata, temos que agradecer sempre a Deus pela vida que nos dá, a Nossa Senhora que nos cuida e sempre nos cobre com seu manto. Isso aqui é uma coisa importante. Eu venho com meu filho e a minha nora, é sempre muito especial".


Devota caminha 85 km até o Santuário do Rocio


Para o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, a expressão de fé dos romeiros contribui para que Paranaguá, especialmente o santuário, esteja na rota do turismo religioso.


No Santuário do Rocio, os devotos são acolhidos no salão social com atendimento de saúde, alimentação e espaço para descansar. "A gente tem uma equipe montada aqui do santuário para acolhida, depois, também, para curativos, a equipe de saúde, porque eles chegam com os pés machucados e depois, também, tem uma equipe de cozinha que prepara as refeições; o café, a sopa, a janta. Então basicamente temos essas três equipes", disse o reitor.


Equipe de saúde


Equipe responsável pelas refeições

Durante a quinta-feira, os romeiros participaram do Santo Terço e da Missa do Lava-pés, que dá início ao Tríduo Pascal e celebra a instutição dos sacramentos da Eucaristia e do Sacerdócio. Na manhã da Sexta-feira Santa, o reitor do santuário realizou a bênção de envio aos peregrinos que retornam para São José dos Pinhais.





52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page