A 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que acontecerá de 06 a 15 de novembro de 2025, refletirá os mistérios dolorosos do rosário.
Na manhã deste domingo (17), ao final da celebração da Santa Missa, o tema e cartaz da 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, foram revelados aos devotos. Seguindo a proposta de reflexão dos mistérios do rosário, em 2025 os devotos irão contemplar os Mistérios Dolorosos com o tema "Com a Mãe do Rocio aos pés da Cruz".
Antes de revelar o cartaz, o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, CSsR, relembrou os devotos que as duas últimas edições da festa foram inspiradas nos Mistérios da Alegria (2023), que teve como tema "Meu Espírito se Alegra em Deus", e nos Mistérios Luminosos (2024) com o tema "Mãe do Rocio, Revela-nos a Luz do Mundo".
"Quando você vai escolher um tema, tem várias opções: ou você fala com Nossa Senhora ou você pede para Ela falar com você, ou você faz uma afirmação. Tem que ser os critérios para escolher um tema. No ano passado, Ela falou: 'Meu Espírito se Alegra em Deus', e este ano nós pedimos: 'Mãe do Rocio, Revela-nos a Luz do Mundo'. E quando chegamos nos Mistérios Dolorosos, nossa equipe ficou pensando no que fazer e como elaborar um tema doloroso, com a via-sacra de Jesus, todo seu sofrimento, cruz. Nós também temos dores, dificuldades, cruzes, e foi escolhido o tema 'Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz'; vai ser lindo", explicou o missionário redentorista.
Ainda conforme o reitor, o tema tem várias dimensões espirituais. "Com a Mãe do Rocio e nossas cruzes, aos pés da cruz de Cristo, onde a gente ressignifica as coisas. Mas também pode ser com a Mãe do Rocio, aos pés da cruz, como estava o discípulo amado no dia em que Jesus foi crucificado e Ele disse: 'Mãe, eis ai o seu filho. Filho, eis ai a sua Mãe'. Então, o tema do ano que vem promete, vai ser maravilhoso caminhar com esse tema", finalizou.
Explicação do cartaz
O criador do cartaz, Val Cunha, diretor de arte da Opa Filmes, explicou que os movimentos artísticos Renascentismo e Expressionismo inspiraram a elaboração da peça que retrata Cristo crucificado e Nossa Senhora ao centro.
"Dentro da arte, o Renascentismo é caracterizado pela reprodução de cenários, pessoas e paisagens naturais reais. A época foi marcada pela busca pela perfeição. As pinturas renascentistas são voltadas para imagens mais reais e vivas, com técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume nas obras. No Cartaz da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2025, procurei usar muito da referência renascentista na arte nesses aspectos. Já o Expressionismo surge na Alemanha entre 1905 e 1906. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis, como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período. Uma característica forte utilizada no cartaz 'Com a Mãe do Rocio, aos pés da Cruz' foram as cores intensas, muito utilizadas nas artes expressionistas", disse.
Jubileu de Ouro
Desde 2023, o Santuário do Rocio vive uma preparação espiritual para celebrar um momento histórico para a fé do povo paranaense: o Jubileu de Ouro - 50 anos de Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Paraná, reconhecida pelo Papa Paulo VI no ano de 1977.
Comments