Devotos da Mãe do Rocio participam da 16ª Procissão Motorizada

Atualizado: 9 de nov. de 2022

A fé tomou conta das ruas de Paranaguá na tarde deste domingo (6). Centenas de devotos embarcaram em seus automóveis e realizaram a 16ª Procissão Motorizada em louvor a Nossa Senhora do Rocio.

A concentração da carreata aconteceu na Paróquia São João Batista, no Parque São João, às 16h, e teve como destino o santuário da Padroeira do Paraná. Durante o trajeto diversas homenagens foram realizadas por devotos que aguardavam a passagem do andor de Nossa Senhora.

"Esse é o momento que a gente tem que parar e agradecer. Só de estarmos aqui hoje, com saúde, já é uma eterna gratidão. Após dois anos de pandemia, a gente precisar rezar por aqueles que se foram. Esse é o momento de refletir e agradecer", disse a devota Elizmar Zela.

Para o pároco da Paróquia São João Batista, padre Nathan Ribeiro, a procissão é uma forma do povo reconhecer e manifestar a religião nas ruas. "A procissão para nós católicos é uma manifestação pública daquilo que nós cremos. Quando nós saímos com nossos carros, de bicicleta, motocicleta, nós estamos dizendo para todas as pessoas que essa é a nossa fé e que não nos envergonhamos dela. Uma fé que acredita que essa mãe nos acompanha, que é uma mãe que nos ama e que é a melhor intercessora de todas. Por isso essa tradição fortalece aquilo que cremos, professamos e vivemos em nossas comunidades".

Padre Nathan acolhe imagem de Nossa Senhora do Rocio na Paróquia São João Batista

A procissão motorizada é tradição na cidade e todos os anos centenas de fiéis participam. Esse ano, em especial, um número maior de devotos esteve presente na carreata.

"A carreata hoje foi um sucesso. No meu ponto de vista, superou todas as expectativas. O tempo foi perfeito, não choveu e chegar aqui no santuário com aquela quantidade expressiva de carros foi muito especial e eu agradeço a todos que participaram. Foi um momento inesquecível de homenagem a Nossa Senhora, disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

Reitor do Santuário do Rocio na concentração para a saída da Procissão Motorizada

Durante o caminho, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio parou em frente ao Hospital Regional do Litoral para abençoar os doentes e profissionais que trabalham no local.

A procissão foi conduzida pelo Missionário Redentorista, padre Matheus Rocha, e acompanhada pela equipe missionária que trabalha durante a festividade de Nossa Senhora do Rocio.

Confira as fotos: