top of page

Devotos participam da 19ª procissão Marítima em Paranaguá

Atualizado: 11 de nov.



Mais de mil devotos participaram navegando da Ilha dos Valadares para o Santuário do Rocio


Na manhã deste domingo (10), mais de cem embarcações estiveram nas águas do Rio Itiberê, em Paranaguá (PR). Guiados pela embarcação que conduziu a imagem de Nossa Senhora do Rocio, mais de mil fieis puderam participar de mais um entre muitos momentos de fé e devoção: a 19ª edição da Procissão Marítima. 





A concentração dos devotos aconteceu em um dos trapiches da Ilha dos Valadares, próximo a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. A imagem da Virgem dos Navegantes também foi acolhida para a procissão, junto aos membros da comunidade pároco padre Binu, que deu uma bênção aos fieis antes da partida.


Padre Binu, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, realizou a bênção inicial aos devotos.

Antes do início da procissão, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, CSsR, alimentou as expectativas para a procissão. “Tivemos um recorde de participação neste ano, superando aquilo que a gente esperava”, comemorou. O missionário redentorista esteve ao lado da imagem de Nossa Senhora, ministrando bênçãos aos que passavam perto da embarcação que levava a imagem da Mãe do Divino Orvalho.


A procissão é resultado de três meses de preparação


A organização da equipe começa pelo menos três meses antes da procissão. “Nós fazemos as vistorias e checamos a documentação de todas as embarcações que participam da procissão. Tivemos um aumento entre 10% a 15% no número de embarcações presentes”, afirmou o capitão de fragata Anderson de Melo, comandante da Capitania dos Portos do Paraná. O barco que conduziu a imagem de Nossa Senhora do Rocio partiu do trapiche da Capitania, acompanhado por embarcações da Marinha do Brasil.


Ao som das buzinas e com jatos de água, oito rebocadores receberam a procissão que passou pelo Porto de Paranaguá. Pessoas se reuniram nos navios e no cais do porto para acompanhar a movimentação das embarcações. Barcos, lanchas e jet-skis fizeram parte do conjunto de navegadores. Numa demonstração de fé, grupos de canoagem e stand up pedals vieram remando até o trapiche do Rocio, ponto final da procissão.



Rebocadores da Portos do Paraná realizaram homenagem à Mão do Rocio


Durante a procissão, muitos fieis colocaram suas intenções aos pés de Nossa Senhora. Muita gente veio também para agradecer pelas graças alcançadas. Foi o caso da dona Ruth Teixeira, que estava a bordo de um jet-ski pilotado pela sobrinha Juliana Cabral. “Com muita alegria é o segundo ano que eu participo da procissão. Vim para agradecer as graças e bênçãos recebidas com a intercessão de Nossa Senhora”, comentou.


Acolhida da imagem no Rocio


A procissão foi encerrada no trapiche próximo ao Santuário. Guiado pelos oficiais da Marinha, a imagem da Padroeira foi acolhida pelos fiéis. Além dos que estavam nas embarcações, as pessoas também se aproximavam por terra, para aguardar a passagem da imagem de Nossa Senhora. “Ao fazer esse trajeto [do trapiche até o Santuário], a gente volta lá para 1648, quando a imagem de Nossa Senhora foi encontrada. Quero agradecer ao capitão Anderson e toda a Capitania, que colocou a estrutura da Marinha à disposição para realizarmos esta procissão”, completou o reitor.


Seguindo a imagem e recebendo a aspersão de água benta, os fieis caminharam em direção ao Santuário do Rocio, que já contava com centenas de devotos que estiveram presentes na novena das 9 horas, além daqueles que foram até a igreja especialmente para aguardar pela entrada de Padroeira. Animados e cantando, os participantes receberam a bênção final, que marcou a 19ª edição da Procissão Marítima em honra a Nossa Senhora do Rocio.



Imagem da Padroeira do Paraná foi acolhida por milhares de devotos no trapiche do Rocio


A programação do quinto dia do novenário em honra à Nossa Senhora do Rocio segue neste domingo com a 8ª edição da procissão motorizada, às 16 horas. No mesmo horário, também acontece o 2º sobrevoo com a imagem de Nossa Senhora. O avião decola do Aeroparque e deverá passar sobre a cidade de Paranaguá, especialmente sobre os carros da procissão em solo.


Na missa e novena das 19 horas, o Santuário recebe dom Reginei Jose Modolo, bispo auxiliar de Curitiba, que irá presidir a celebração. Na ocasião será recebida como visitante a Paróquia São Francisco de Assis, de Guaratuba. A agenda completa com as programações religiosa e social podem ser encontradas em nosso site oficial e nas redes sociais do Santuário do Rocio.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page