Dom Edmar Peron celebra 1ª noite do novenário em honra a Nossa Senhora do Rocio

O primeiro dia do novenário em honra a Nossa Senhora do Rocio movimentou o santuário da Padroeira do Paraná durante todo o domingo (6). A missa solene e novena, que acontece às 19h, foi presidida por Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá, e teve como tema a família.

Os convidados da noite foram a Catedral Diocesana de Paranaguá e o Santuário São Francisco das Chagas, localizados no município de Paranaguá.

Este ano, diferente das outras edições da festividade, o bispo de Paranaguá realizou a celebração de abertura das novenas e não a Missa Campal, no dia 15 de novembro, que marca o encerramento da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio . Segundo Dom Edmar, devido ao 18º Congresso Eucarístico, que acontecerá em Recife, não será possível encerrar o novenário.

"Essa é uma agenda que não depende de mim e do santuário. É uma agenda nacional que acontecerá no período do novenário", explicou o bispo.

Ainda conforme Dom Edmar, o Congresso Eucarístico e a festa de Nossa Senhora do Rocio não estão em discordância, porque, assim como na festa da Padroeira do Paraná, o congresso terá como tema "Pão em todas as mesas". "Aquela que nós honramos aqui, lá em Recife nós serviremos com Ela o seu filho Jesus", disse.

O novenário acontece de 6 a 14 de novembro, com seis horários disponíveis às 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h.

"Vir ao Santuário dará a cada devoto e devota a possibilidade de perceber que é um caminho de alegria estar aqui. Encontrar-se com tanta gente que está feliz ao redor, passeando, brincando, mas que o ponto principal que da sentido a toda essa alegria é rezar diante da imagem da Mãe do Rocio. Que toda a festa possa conduzir as pessoas para o interno do santuário para honrar a Padroeira do Paraná", finalizou Dom Edmar.

Confira as fotos: