top of page
LogoSantuario_Color_01a.png

Em homenagem à Padroeira do Paraná, cerca de 150 caminhões participam da 2ª Romaria dos Caminhoneiros

Atualizado: 10 de nov.

Imagem: Santuário do Rocio
Imagem: Santuário do Rocio

A manhã deste domingo (9) foi marcada por fé, emoção e devoção pelas ruas de Paranaguá. Cerca de 150 caminhões participaram da 2ª Romaria dos Caminhoneiros, realizada em homenagem a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná.


A concentração aconteceu em frente a Paróquia São Cristóvão, reunindo motoristas e suas famílias. Após a bênção conduzida pelo padre Cleiton Oliveira, CSsR, a romaria seguiu em trajeto de aproximadamente seis quilômetros pela Avenida Bento Rocha até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, onde os participantes receberam a benção final e realizaram a entrega de alimentos, que serão destinados às famílias de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, atingidas pelo tornado.


Durante o percurso, caminhões decorados com faixas, imagens e flores chamaram a atenção de quem acompanhava a passagem da procissão. Muitas famílias participaram do evento, reforçando o vínculo de gratidão à Nossa Senhora do Rocio.


Imagem: Santuário do Rocio
Imagem: Santuário do Rocio

O caminhoneiro Adilson Luiz, com 15 anos de profissão, participou pela primeira vez da romaria e destacou o significado do momento. “É uma profissão que não tem horário, é muita fila, é bem turbulento. Mas essa é a primeira de muitas romarias que estamos participando. É um momento muito especial. Estou com a família, porque família vem sempre em primeiro lugar”, afirmou.


Ao lado dele, a esposa Juliane Calado contou que a participação também foi um gesto de fé e gratidão. “Temos muitas bênçãos para agradecer. Estou aqui por um propósito, pela saúde da minha mãe, que está passando por um momento difícil. Mas, aos pés de Nossa Senhora, ela está vencendo.”


Com 16 anos de estrada, o caminhoneiro Alessandro Silveira participou pela segunda vez da romaria. “É a segunda vez que participo, junto com amigos e família, demonstrando nossa fé na nossa Mãezinha. Só gratidão por tudo o que ela tem feito nas nossas vidas e pelo que ainda vai fazer. Parte da família está na procissão marítima e parte está aqui, representando com muita devoção”, contou.


Juntos na profissão e devoção


Entre os devotos mais experientes, o caminhoneiro Sérgio de Sá, com 27 anos de profissão, destacou a emoção de participar ao lado do filho. “Sempre faço questão de prestigiar. É divino, faz bem para o coração. São 27 anos na estrada e meu filho também é caminhoneiro. Somos raiz! É uma bênção a mais para nós, que somos devotos de Nossa Senhora. Saímos daqui com o espírito renovado.”


O filho, Felipe de Sá, também demonstrou a devoção herdada do pai. “Já faz sete anos que participo das procissões. Sou devoto e não perco nenhuma. É a segunda vez que venho aqui e, com certeza, a bênção é ainda maior. Participar renova, abençoa o caminhão - que é o que leva o pão para casa”, destacou.


A emoção também marcou a participação de Angélica Scomação, esposa do caminhoneiro André Scomação, que acompanhou pela primeira vez a procissão. “A gente sempre fica apreensiva, esperando, pedindo a Deus e à Nossa Senhora do Rocio que proteja. Eu nunca tinha participado da procissão dos caminhoneiros e confesso que é uma emoção muito grande. Tenho muito apego à Nossa Senhora do Rocio. É emocionante! Peço muita saúde e só tenho a agradecer. Que Ela proteja todos os caminhoneiros do Brasil, não só os de Paranaguá, porque sabemos que é uma profissão perigosa. Eles deixam a família para servir às famílias de todos.”


O padre Cleiton Silveira, CSsR, responsável pela bênção dos motoristas, destacou a importância da devoção e o crescimento da participação na romaria. “Essa bênção é dedicada a um público que enfrenta tantos perigos nas estradas. Que ela ajude a fortalecer ainda mais a devoção à Nossa Senhora do Rocio. A participação tem crescido significativamente a cada ano, e isso é um sinal bonito de fé e união da categoria”, disse o padre.



Acompanhe mais informações sobre a casa da Mãe do Rocio em nossos canais oficiais: Blog | Instagram | Facebook | YouTube

Comentários


bottom of page