O evento acontece nos dias 24 e 25 de julho e conta com a presença dos Padres da Diocese de Paranaguá.
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a liturgia significa o “serviço de e em favor do povo”, ou seja, significa que o “povo de Deus faz parte da obra de Deus” (conforme CIC, 1069), desta forma, a liturgia faz parte da vida do cristão católico, que a partir do evangelho e dos atos litúrgicos, partilha a presença de Deus.
De acordo com a Pastoral da Comunicação da Diocese de Paranaguá, na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. A tradução brasileira desta terceira edição do Missal, levou 19 anos de trabalho para ser concluída, a jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica.
Por esta razão, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio recebeu nesta segunda-feira (24) o Encontro de Formação Litúrgica e Novo Missal Romano que contou com a presença dos padres de diversas paróquias da Diocese de Paranaguá. Este evento ocorreu em razão do lançamento da Terceira Edição do Novo Missal Romano, momento muito importante para a vida da Igreja.
Esta foi uma ocasião de partilha entre os membros do clero diocesano, para que pudessem compartilhar suas experiências de vida em comunidade. Para o Bispo Diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, este é um momento muito importante para a Igreja.
“O nosso interesse é compreender esse momento importante para a vida da Igreja, acolher a nova tradução e, ao mesmo tempo, reforçar as coisas boas que estamos fazendo na liturgia e corrigir alguns vícios", disse o bispo.
Diversos questionamentos foram apresentados pelos padres presentes no encontro, proporcionando um belo momento de trocas de vivências. Dom Edmar afirmou também que após este evento, em uma próxima oportunidade, será realizado esse mesmo encontro de formação, mas com os leigos presentes na Igreja, para que assim, a comunidade também caminhe junto à Igreja.
Esse tem sido um encontro muito interessante para todos os membros do Clero da Diocese de Paranaguá, um momento que mistura união, fé e partilha a serviço do trabalho de Deus, como nos afirma o Reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves. “É muito bom receber todos os Padres da Diocese e o Bispo [Dom Edmar] aqui no Santuário. Rezamos pela manhã, almoçamos todos juntos, a formação o dia todo e amanhã continua. Para o Santuário é muito importante este momento de união da Igreja e suas lideranças religiosas”, salienta o reitor.
Para o Padre Junior, da cidade de Tunas do Paraná, participar do encontro com o Clero de toda a Diocese foi como um retiro. “Essa formação, para receber a terceira edição do missal, foi muito produtiva e para nós ter o Dom Edmar, um bispo referencial que trabalhou em toda essa edição, pra nós é um privilégio e ter a oportunidade de ser formado com ele é uma grande alegria estar descobrindo cada vez mais a riqueza da nossa Igreja”, destacou o padre.
Esse encontro ocorre para que os participantes estejam preparados para aplicar corretamente as atualizações litúrgicas em suas paróquias e comunidades, promovendo uma vivência litúrgica enriquecedora e fiel à tradição católica.
Comments