Estreia da Corrida da Mãe do Rocio reúne 1.648 atletas e devotos em celebração à Padroeira
- Assessoria de Imprensa

- 16 de nov.
- 2 min de leitura

A 1ª Corrida da Mãe do Rocio reuniu 1.648 atletas e devotos na manhã deste domingo (16), movimentando o entorno do Santuário em uma celebração que uniu fé, esporte e integrou oficialmente a programação da 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
A concentração e largada foi realizada em frente ao Santuário, criando um ambiente de energia e devoção, aproximando fiéis e corredores em uma experiência de espiritualidade e saúde. Foram percursos de 6 quilômetros para corrida e 2 quilômetros para caminhada.
Para o reitor, padre Dirson Gonçalves, CSsR, a prova representa uma nova forma de acolher e aproximar os fiéis. “Que beleza ver toda essa gente, essa empolgação, reunindo tanta diversidade de pessoas na Festa do Rocio. Tudo isso faz parte da cidade, da alegria, da tradição. É muito bonito ver isso. Encerrando o último dia desses 16, e tudo deu certo, graças a Deus”, comemorou.
A corrida nasceu de um desejo antigo da população e ganhou forma neste ano. O organizador Daniel Nery explica que o projeto foi pensado para integrar definitivamente o esporte à programação religiosa. “A realização de uma corrida ligada ao Santuário, dentro da Festa do Rocio, é um desejo antigo da população parnanguara. Montamos o projeto, apresentamos ao padre Dirson e ele prontamente acolheu. Tivemos 1.648 inscritos — um número simbólico, porque 1648 foi o ano em que Nossa Senhora do Rocio foi encontrada aqui em Paranaguá. Este é o primeiro de muitos eventos que ainda virão”, afirmou.
Entre os apoiadores, o personal trainer e empresário Bruno Zacharias destacou a emoção de ver a corrida se tornando realidade e passando pela sua empresa, na rua Professor Cleto, a mesma rua por onde a imagem da santa costuma percorrer durante a procissão. “É um orgulho poder ajudar na organização. Minha infância inteira foi vendo a procissão passar pela Professor Cleto, minha avó morava lá e sempre foi muito ligada à devoção. Agora, ver a corrida passando ali na frente também… é muito amor e devoção”, disse.
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, também participou e destacou a força do evento no calendário municipal. “Foi um momento lindo. Muitas pessoas que talvez nunca tivessem corrido vieram pela fé, pelo desafio, pela persistência. A Festa do Rocio movimenta a cidade, o comércio e o turismo. Ter um evento esportivo dentro dessa programação é muito especial”, declarou.
Emoção na chegada
No feminino, a campeã geral foi Bruna Thaynara de Carvalho dos Santos, de Pontal do Paraná, que se emocionou ao cruzar a linha de chegada. “Foi uma emoção muito grande estar aqui. Sou católica desde que nasci e participar dessa primeira edição não tem explicação. O percurso teve seus desafios, mas foi maravilhoso. Com certeza é a primeira de muitas”, contou.
No masculino, o venezuelano Kervin Coa, morador de Colombo, liderou a prova e elogiou a organização. “A corrida estava top. A organização estava excelente, tudo certinho. Apesar do sol forte, deu para aproveitar muito. Agradeço à Mãe do Rocio, que dá nome a esse evento tão especial”, afirmou.




Comentários