Festa do Rocio 2022: lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira (05)

Atualizado: 6 de ago. de 2022

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 05 de agosto, a coletiva de imprensa que tratou do lançamento oficial da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, que chega a sua 209º edição.

Conforme divulgado pelo missionário redentorista e reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, a celebração contará com uma ampla programação e acontecerá dos dias 06 a 16 de novembro, em Paranaguá, com o tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Padre Dirson Gonçalves em entrevista aos veículos de comunicação

A festividade é considerada um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil e atrai milhares de devotos durante os 15 dias de celebrações. Com a retomada no formato tradicional, a expectativa é que cerca de 400 mil pessoas visitem o Santuário da Mãe do Rocio neste período.

Cartaz oficial da Festa do Rocio 2022

“Nós estamos com uma expectativa muito grande para a festa da Padroeira do Paraná deste ano, uma vez que ficamos dois anos sem realizá-la no formato original. Tudo foi pensado e programado com muito carinho, porque sabemos que as pessoas estão sedentas para participar das celebrações que já são tradicionais no mês de novembro”, disse oreitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Para esta edição, com a queda acentuada dos casos da Covid-19, houve a redução do número diário de novenas. Os devotos terão à disposição seis horários diferentes para participar das celebrações, que começará às 6h e terminará às 19h, com a missa e novena solene.

Estiveram presentes na coletiva de imprensa o reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, o coordenador geral da Festa do Rocio, Milton Araújo, e o coordenador da Promoção de Prêmios, Roldão.

Troca do manto

A troca do manto da imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio acontecerá no dia 05 de novembro, sábado, às 19h, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Anualmente, a missa solene reúne centenas de devotos que acompanham um dos momentos mais especiais e emocionantes que marca a abertura do novenário da festa estadual.

Transmissões das novenas

Nos últimos dois anos, o Santuário do Rocio investiu nas transmissões ao vivo das missas e novenas pelo canal do Youtube e pelo Facebook. Diariamente, centenas de pessoas acompanham as atividades do santuário pelas mídias sociais e, durante o período da festa, fiéis de todos os cantos do Brasil, que não podem estar presencialmente na igreja, acompanham a programação online.

Diante dessa realidade, o santuário realizará a transmissão das missas e novenas das 6h e das 19h pelas mídias sociais para que todos possam participar da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Além da exibição em tempo real dos dois horários do novenário, os programas “Diário do Rocio” e “Mãe da Fé” apresentados, respectivamente, pelo padre Dirson Gonçalves e pelo então diácono Matheus Rocha, serão transmitidos ao vivo, diretamente do estúdio que ficará instalado na Praça da Fé durante os 15 dias de festa.

“Queremos aproximar os devotos das atividades do santuário, divulgar os acontecimentos ao vivo, envolvendo as pessoas que passam pela praça. É uma forma de aproximar a comunicação do santuário das pessoas”, disse o missionário redentorista.

Retorno da parte social da Festa do Rocio

As tradicionais barracas do Mercado Persa, que comercializam diversos produtos e alimentos durante a festa, o parque de diversões e os shows com apresentações de artistas locais e regionais voltarão a funcionar normalmente este ano. Ainda não há confirmação do show nacional.

Procissões

A 209º edição da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio contará com todas as tradicionais procissões previstas no calendário: cavalgada, motorizada, moto romaria, marítima, ciclística e a grandiosa Procissão Solene que acontece no dia 15 de novembro. Haverá também a procissão luminosa de retorno, que sai da Catedral Diocesana para o Santuário do Rocio, no dia 16 de novembro, encerrando a festa de 2022.

Segundo o padre Dirson, as procissões são uma oportunidade para os devotos manifestarem a fé. “Estamos bem contentes em poder oferecer novamente todas as procissões. Graças a Deus poderemos fazer esses momentos, que são, na verdade, formas diferentes de homenagear Nossa Senhora. Para o dia 15 a expectativa é que seja um público recorde porque as pessoas estão ansiosamente esperando esse momento de manifestação pública da devoção”, concluiu.

Promoção de Prêmios

A principal promoção de prêmios promovida pelo santuário acontece no mês de novembro, durante a festa da padroeira. A verba arrecadada mantém o Santuário do Rocio durante o ano e possibilita a manutenção da igreja, bem como as obras sociais e de evangelização.

Cada cartela custa R$15 e são sorteados cinco grandes prêmios. O 1º é um carro Renault Kwid (0 Km); o 2º uma motocicleta Honda CG 125 (0 Km); o 3º uma moto elétrica (0 Km); o 4º uma smart TV 43 polegadas e, por fim, o 5º um smartphone.

Promoção de Prêmios da Festa do Rocio 2022

O sorteio será realizado no dia 20 de novembro, às 21h, e poderá ser acompanhado presencialmente ou ao vivo pela internet e pela Rádio Difusora FM 104.7.

Patrocinadores

Assim como no ano de 2021, as empresas e famílias têm a possibilidade de patrocinar a Festa do Rocio. São duas cotas de R$500 e R$1.000 e, para cada uma, há um espaço destinado para a divulgação da marca/empresa. As divulgações e propagandas serão realizadas em panfletos, banners, cartazes, nos programas e na Revista Mãe do Rocio.

Para mais detalhes e informações sobre o patrocínio, é necessário entrar em contato com o santuário por meio do e-mail adm@santuariodorocio.com ou secretaria@santuariodorocio.com, e pelo telefone/WhatsApp (41) 3423-2020.

Confira o vídeo oficial do lançamento da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2022:

1.827 visualizações0 comentário