Final de semana da Festa do Rocio terá cavalgada, passeio pet, moto romaria e a tradicional Troca do Manto
- Assessoria de Imprensa

- 31 de out.
- 2 min de leitura
O primeiro final de semana da 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio contará com uma ampla programação, que inclui a 11ª Cavalgada da Fé, o 2º Passeio Pet, a 5ª Moto Romaria e a tradicional solenidade da Troca do Manto da Padroeira do Paraná.
Nas primeiras horas da manhã deste sábado (1º), cavaleiros e amazonas se reúnem na Fazenda Mandaguari, localizada na Estrada das Colônias, para a concentração da 11ª Cavalgada da Fé. O trajeto percorrerá as principais ruas de Paranaguá, entre elas a Avenida Bento Munhoz da Rocha e a Rua Professor Cleto, com destino ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
A saída está prevista para às 7h30, com chegada ao santuário por volta das 11h. No local, os devotos serão recepcionados nas proximidades do trapiche para a bênção final, presidida pelo reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.
Ainda na manhã de sábado, será realizado o 2º Passeio Pet com a Mãe do Rocio. A concentração dos devotos e seus animais de estimação acontecerão no Santuário São Francisco das Chagas, no Centro, às 10h, com bênção de envio conduzida pelo padre Luiz Damasceno, reitor da igreja.
A romaria segue em carreata até a Praça da Fé, em frente ao Santuário do Rocio, onde o padre Dirson Gonçalves realizará a bênção final.
No período da tarde, às 16h, será a vez dos motociclistas homenagearem Nossa Senhora do Rocio durante a 5ª Moto Romaria. O ponto de partida será a Paróquia Santa Josefina Bakhita, no bairro Vale do Sol, com destino ao Santuário do Rocio.
Os fiéis serão acolhidos em frente à igreja e receberão a aspersão com água benta.
De acordo com o reitor do santuário, padre Dirson Gonçalves, as romarias que abrem o primeiro dia de festa representam “momentos de fé e devoção que unem diferentes grupos e expressões religiosas em um mesmo propósito: honrar a Padroeira do Paraná e renovar o amor à Mãe do Rocio”.
Troca do Manto
A tradicional cerimônia da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio, um dos momentos mais aguardados da festa, acontecerá neste sábado (1º), às 19h, em Paranaguá.
A expectativa é que mais de mil pessoas acompanhem o instante em que a Padroeira do Paraná receberá o novo adorno, marcando oficialmente o início das festividades.
Durante a celebração, a imagem de Nossa Senhora do Rocio será retirada do nicho central e conduzida até o presbitério, onde receberá a nova vestimenta e passará entre os fiéis.
Segundo Giovana Andrioli, uma das coordenadoras da cerimônia, o momento promete ser de grande emoção e fé.
“Um spoiler que eu posso dar é: peçam para que Nossa Senhora guie o local que cada devoto irá escolher”, destacou.
O reitor do santuário padre Dirson Gonçalves, ressalta que a troca do manto “é um gesto simbólico que representa o cuidado e o amor do povo do Paraná por sua padroeira, marcando o início de mais uma caminhada de fé, esperança e devoção”.




Comentários