Fiéis iluminam ruas de Paranaguá na Procissão Luminosa de Nossa Senhora do Rocio
- Assessoria de Imprensa

- 17 de nov.
- 3 min de leitura

Após reunir cerca de 100 mil fiéis na Procissão Solene do último sábado (15), a 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio voltou a mobilizar multidões neste domingo (16) com a tradicional Procissão Luminosa de retorno, marcando mais uma noite de intensa fé nas ruas de Paranaguá.
Milhares de devotos participaram do cortejo, que saiu da Catedral Diocesana e seguiu em direção ao Santuário do Rocio, formando um verdadeiro rio de luz pelas ruas da cidade. Com velas nas mãos, os devotos iluminaram as ruas da cidade em um momento de profunda união e adoração a Cristo.
Além disso, a emoção também pode ser sentida em várias outras partes do país, com a transmissão ao vivo feita pela TV Rocio, que permitiu que os fiéis se unissem, de suas casas, à procissão de luzes.
A Procissão Luminosa se tornou um dos momentos mais simbólicos da festa por representar o retorno da imagem da Padroeira ao Santuário, onde permanecerá para as celebrações dos próximos dias. O cortejo emociona pela simplicidade e pela força do gesto coletivo: cada devoto, com uma vela acesa, contribui para iluminar o caminho da Mãe do Rocio.
Este ano, a condução espiritual e musical da Procissão Luminosa ficou sob a responsabilidade do padre Cleiton Silveira, CSsR, que guiou cada momento com profunda sensibilidade. Seu propósito ao longo do cortejo foi reforçar a mensagem central de que, durante a festa, estivemos todos juntos, com a Mãe do Rocio, aos pés da Cruz.
Para tornar a caminhada ainda mais imersiva, um dos momentos mais marcantes da noite foi a encenação da crucificação de Jesus Cristo, realizada em parceria com o Grupo Very Good. A apresentação retratou Maria acompanhando de perto o sofrimento de seu Filho, partilhando de cada dor até o instante em que Jesus é entregue novamente a seus braços. O silêncio reverente dos devotos e o brilho das velas criaram um cenário de intensa emoção.
Ao som da canção “Ninguém Te Ama Como Eu”, padre Cleiton convidou os fiéis a meditarem sobre este gesto de amor absoluto:
“Jesus, ao ser colocado no colo de Nossa Senhora, nos recorda tantas mães que sofrem, se preocupam, choram pelos seus filhos – e aquelas que também perderam seus filhos. Vamos acompanhar essa cena e pedir que as nossas cruzes sejam também carregadas com compromisso e fé por cada cristão católico de Paranaguá e das cidades que aqui estão. E vamos, nesse gesto, reconhecer que ninguém nos ama como o nosso Senhor Jesus”, refletiu o missionário redentoristas.
Ao final da encenação, os membros da Campanha Filhos da Senhora do Rocio distribuíram mil cruzes aos devotos, relembrando o significado maior de toda a celebração.
Moradores das ruas por onde a procissão passou também participaram, acendendo velas e decorando seus lares como forma de homenagem, saudação e até gratidão pelas graças alcançadas.
A chegada da imagem de Nossa Senhora do Rocio ao Santuário foi marcada por uma intensa manifestação de fé, com uma multidão de fiéis já dentro da igreja, pronta para receber a Mãe do Rocio em uma longa salva de palmas.
Antes da bênção final, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, CSsR, aproveitou o momento para revelar o tema e o cartaz oficial da Festa da Padroeira do ano de 2026.
Como nos três últimos anos, a inspiração da festa também foi um dos Mistérios do Santo Rosário. Após passar pelos Mistérios da Alegria (2023), que teve como tema “Meu Espírito se Alegra em Deus”, pelos Mistérios Luminosos (2024) com o tema “Mãe do Rocio, Revela-nos a Luz do Mundo” e pelos Mistérios Dolorosos, “Com a Mãe do Rocio, Aos Pés da Cruz”, os fiéis foram finalmente apresentados ao tema que reflete o Mistério Glorioso.
Assim, o reitor convidou a todos para, em 2026, celebrar a Festa de número 213 com o tema: “Mãe do Rocio, Cheia de Graça, Esperança Nossa”.
A revelação do cartaz levou o público a uma grande comoção, que traduz a expectativa para uma festa repleta de alegria e espiritualidade.
Após esse momento, Pe. Dirson deu a todos a bênção final e conduziu a imagem oficial da Virgem do Rocio de volta ao nicho central da igreja, onde repousará até a 213ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
A 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio ainda conta com mais uma manifestação de fé, que acontecerá no dia 22 de novembro, com a 13ª Procissão Ciclística e com o grande sorteio do Show de Prêmios. Você pode acompanhar as atualizações e a programação completa pelos canais oficial do Santuário do Rocio: Blog | Instagram | Facebook | YouTube




Comentários