Formação litúrgica reúne agentes de pastorais do Santuário

Músicos, leitores e ministros estiveram presentes em formação com missionário redentorista

Uma das maiores expressões de atividades pastorais é a Liturgia. Em cada celebração os fiéis vivenciam ritos os quais permitem uma maior compreensão deste ato público na Igreja, na dimensão pastoral e pessoal. Nos dias 22 e 23 de abril ocorreu uma formação litúrgica voltada para músicos, leitores, ministros e agentes de outras pastorais do Santuário do Rocio. Para partilhar o conhecimento litúrgico, foi convidado o missionário redentorista, Padre Wellington Paiva, CSsR.

Emily Gonçalves é coordenadora da Pastoral dos Músicos. Para ela, esta atividade é um investimento fundamental, não apenas para a qualidade da música em si, mas também para o desenvolvimento pessoal e espiritual dos ministérios, para aprimorar ainda mais os dons e contribuir de forma significativa para a evangelização e o fortalecimento da fé na comunidade. "Acredito que a música é uma das formas mais bonitas e poderosas de expressar a nossa fé e de nos conectarmos com Deus. E quando essa música é tocada e cantada por pessoas que se dedicam a aprimorar suas habilidades e a se conectar espiritualmente, o resultado é simplesmente incrível", afirma.

Camila Fernandes faz parte da Pastoral da Liturgia e Ministros Extraordinários da Eucaristia. Segundo a agente de pastoral, a formação sobre Liturgia e Canto com o Padre Wellington Paiva, CSsR foi um presente para os atuantes nas pastorais do Santuário. Para ela o conteúdo trazido foi muito enriquecedor, foi um momento muito especial de aprendizado, de reciclagem e de reflexão. "Sob um olhar pastoral vejo a possibilidade de aplicar muitas coisas no sentido litúrgico, para melhor estarmos servindo no momento do Rito da Palavra e nos Cantos, duas vertentes importantíssimas, que nos ajudam a rezar nas celebrações e que conduzem o todo para algo harmonioso. Nós enquanto fiéis, participantes da assembleia, assíduos nas missas, muitas vezes sem perceber fazemos os ritos no automático, e na formação pudemos resgatar o sentimento da graça, de quão grandioso é o momento da consagração, voltar o nosso olhar para a perspectiva do mistério de nossa fé, fazer memória e tornar especial cada detalhe da celebração", comenta Camila.

Ver a evolução durante a formação é uma experiência emocionante e enriquecedora para Emily. "Agradecemos [ao Padre Wellington] pela oportunidade de aprender e nos aprimorar, e esperamos poder contar com a sua colaboração em futuras formações. Que Deus continue abençoando o seu ministério e o seu trabalho em prol da evangelização", diz.