top of page

III Concurso de Poesias do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Concurso teve inspiração em outros concursos promovidos pelo Santuário Mariano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Mato Grosso do Sul, quando o Padre Dirson era reitor naquele santuário



Aqui em Paranaguá, O Concurso de Poesia, realizado pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, e sob responsabilidade da Pastoral da Educação do Santuário, é um projeto literário com o título INSPIRAÇÃO, implantado em 25 de março de 2021, na Festa da Anunciação. Tem como objetivo: Evangelizar por meio da poesia, estimular o aprimoramento da produção literária; propiciar a descoberta de novos talentos; divulgar a devoção a Nossa Senhora do Rocio. Quanto ao Tema da edição de 2023: “Nossa Senhora do Rocio, O Orvalho da Manhã!” Relembrando que a 1a edição do concurso que aconteceu em 2021, tivemos 18 poesias inscritas, de poetas e poetisas de Paranaguá, do nosso litoral, de outras cidades do Estado do Paraná e também de outros estados. Foram selecionadas 5 poesias, sendo que os três primeiros lugares receberam troféu. Enfim, nosso concurso chegou a vários estados e cidades brasileiras, cumpriu seu propósito de fazer nossa Mãe do Rocio conhecida e amada. Este ano, a programação segue assim: Das inscrições:

  • De 25 de março a 25 de abril – período de inscrições através de email: poesia.rocio@gmail.com

  • Poderá concorrer qualquer pessoa, com idade a partir de 14 (quatorze) anos, que apresente seu poema em língua portuguesa. Cada participante poderá se inscrever com apenas um poema.

  • Os poemas deverão ter no máximo 30 linhas (versos).

  • É importante que haja o poema tenha um título. Os poemas serão julgados por uma comissão formada por cinco membros entre escritores, poetas e professores do cenário paranaense, com notório conhecimento. Sendo critérios para seleção: valor literário, criatividade, uso de figuras de linguagem e correção da linguagem, Do resultado: Os nomes dos autores dos poemas selecionados serão divulgados no dia 07 de maio de 2023, pelo site: www.santuariodorocio.com e pelas redes sociais do santuário, apenas as poesias e autores selecionados, sem a classificação. A premiação será realizada no dia 13 de maio de 2023, com início às 16 horas, no Salão do Santuário do Rocio. Nesse dia, uma tarde literária, serão declamadas as poesias vencedoras e contaremos com a participação de professores, autoridades, poetas e poetisas de nossa cidade. Os poemas classificados serão publicados na revista Mãe do Rocio, no site e nas redes sociais do Santuário.

Abaixo, download do Regulamento e Ficha de Inscrição.


REGULAMENTO CONCURSO 2023
.pdf
Download PDF • 323KB

FICHA DE INSCRIÇÃO 2023
.pdf
Download PDF • 229KB


468 visualizações1 comentário
bottom of page