top of page
LogoSantuario_Color_01a.png

Imagem de Nossa Senhora do Rocio é homenageada no Porto de Paranaguá

Imagem: Santuário do Rocio
Imagem: Santuário do Rocio

A imagem de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, visitou na tarde desta sexta-feira (14) o Porto de Paranaguá, em mais um momento de preparação para as celebrações deste sábado (15). A recepção aconteceu na sede do Palácio Taguaré, onde foi realizada a bênção inicial. A imagem foi acompanhada pelo bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Paulo Romão, pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, e por outros missionários redentoristas.


Para o diretor empresarial da Portos do Paraná, Felipe Gama, esse é um momento importante em que a Padroeira do Paraná também abençoa os trabalhadores que atuam dentro do porto, quando no setor administrativo. “As bênçãos permitem que a gente siga evoluindo, progredindo cada vez mais. Afinal, a padroeira do Paraná também é a padroeira do nosso Porto”, declarou.


Imagem: Claúdio Neves/Portos do Paraná
Imagem: Claúdio Neves/Portos do Paraná

Após a bênção realizada por Dom Paulo Romão, a imagem seguiu para o cais do porto, onde foi homenageada por trabalhadores portuários. Navios, rebocadores e caminhões saudaram a padroeira com uma intensa buzinação, gesto tradicional que simboliza proteção e devoção.


A imagem peregrina saiu do Palácio Taguaré em carreata até a Guarda Portuária, passou pelo Palácio Dom Pedro II e seguiu até o cais. “Já é o sétimo ano que faço a visita com a Santa e é sempre um momento especial. Principalmente quando chegamos próximos dos navios”, declarou o reitor.


Exatamente às 15h, a imagem de Nossa Senhora do Rocio acessou o cais, postada sobre um andor instalado em uma viatura da Guarda Portuária, e foi saudada com apitos sonoros emitidos pelos navios ancorados. O cortejo percorreu o cais de ponta a ponta e, ao passar pelas embarcações, a salva de apitos se repetiu.


Imagem: Claudio Neves/Portos do Paraná
Imagem: Claudio Neves/Portos do Paraná

“Foi uma homenagem muito bonita que os capitães das embarcações fizeram à Padroeira. Mesmo aqueles que, talvez, não compartilham da mesma fé, respeitosamente fizeram a saudação. Agradecemos muito essa demonstração de carinho”, declarou o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.


A última parada foi no costado do berço 219, onde portuários fizeram mais imagens para Nossa Senhora do Rocio.



Com colaboração da Portos do Paraná


Comentários


bottom of page