top of page
LogoSantuario_Color_01a.png

Imagem Peregrina da Mãe do Rocio é acolhida em instituições públicas e privadas de Curitiba

ree

Nesta quarta-feira (29), Curitiba viveu momentos de fé e devoção com a visita peregrina de Nossa Senhora do Rocio a instituições públicas e privadas da cidade. A imagem foi conduzida pelo reitor do Santuário Estadual, padre Dirson Gonçalves, CSsR, e pelo casal coordenador da 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Clynton Mantovani e Janaina Mantovani.


Durante o dia, a imagem foi acolhida no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, na Secretaria do Turismo do Paraná, na Santa Casa de Curitiba, em veículos de comunicação da capital e no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, onde foi celebrada a Santa Missa.


A peregrinação faz parte do cronograma de divulgação da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que será realizada entre os dias 1º e 16 de novembro, no Santuário do Rocio, em Paranaguá.


Segundo o reitor do Santuário, a visita da imagem tem o propósito de fortalecer a fé e promover a devoção à padroeira do Paraná.


"Essas visitas são momentos de evangelização e proximidade com o povo. Levar a imagem da Mãe do Rocio aos diferentes espaços é uma forma de renovar a fé e preparar os corações para a grande festa em sua homenagem", afirmou o padre Dirson Gonçalves, CSsR.


Palácio Iguaçu 

Na sede do Governo do Paraná, a imagem da Padroeira do Estado foi acolhida por autoridades, servidores públicos, padres e devotos na Sala de Atos. A Santa Missa foi presidida pelo capelão do órgão estadual, padre José Aparecido, e concelebrada pelo padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, e pelo padre Marcos Paulo H. da Silva, pároco da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba.


O capelão do Palácio Iguaçu destacou que é sempre especial ter presença da imagem na sede do governo. 


"O Palácio do Iguaçu é o centro do executivo, aqui está o coração do Estado. E, por ser Nossa Senhora do Rocio a Padroeira do Paraná, aqui é o primeiro momento em que a imagem vem abrindo a grande festa do Santuário em Paranaguá. Para o Estado, nos sentimos honrados, tocados e abençoados de poder iniciar, sob o manto de Nossa Senhora, todo esse trabalho para essa grande festa", explicou.


O secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge, participou da celebração eucarística representando o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e enfatizou a relevância da devoção à Padroeira do Paraná e o valor das manifestações religiosas para a cultura e a fé do povo paranaense.


“É uma alegria ter aqui na sede administrativa do Governo a imagem de Nossa Senhora do Rocio, que é a Rainha do nosso Estado. E hoje celebramos aqui uma Santa Missa com a presença de várias lideranças e autoridades que querem levar o nome de Nossa Senhora e a fé católica pra todo o Paraná. Então, é uma honra ter essa festa religiosa e quero convidar a todos para que possam participar”, concluiu o secretário. 


Da esquerda para a direita: o capelão do Palácio Iguaçu, o secretário da Justiça e Cidadania e o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Da esquerda para a direita: o capelão do Palácio Iguaçu, o secretário da Justiça e Cidadania e o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Secretaria do Turismo do Paraná 

A imagem de Nossa Senhora do Rocio também foi acolhida pela equipe de servidores da Secretaria do Turismo do Paraná. Em um espaço especialmente preparado para a recepção, o reitor do Santuário Estadual, padre Dirson Gonçalves, CSsR, apresentou a história da devoção à Padroeira do Estado e convidou os presentes para participarem da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que acontece entre os dias 1º e 16 de novembro, em Paranaguá.


Representando o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, a chefe de gabinete Juliana Sena, destacou a relevância da Festa do Rocio para o fortalecimento do turismo religioso no Estado e para a valorização das tradições de fé e cultura do povo paranaense.


"O turismo religioso tem crescido como um todo, e a fé católica movimenta tantos Santuários pela história que se confunde com a história do Estado e do Brasil. Nossa Senhora do Rocio é conhecida no Brasil todo e a Festa da Padroeira mexe com o todo, em especial com o Paraná. Ela é uma fonte de renda rápida e absurda, no melhor dos sentidos, pois todos ganham: o pipoqueiro, o que vende o balão, o dono de hotel... E não só na vertente financeira do turismo, mas também no pessoal. A pessoa que vai na festa não vai só pra assistir e participar, ela vai se reconectar consigo, com sua fé."


Chefe de gabinete, Juliana Sena, com a Imagem Peregrina da Padroeira do Paraná.
Chefe de gabinete, Juliana Sena, com a Imagem Peregrina da Padroeira do Paraná.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, lembrou que a festa é reconhecida como patrimônio cultural e turístico do Estado e movimenta fortemente o Litoral. "A Festa do Rocio está no calendário oficial do Paraná e é reconhecida pelo Vaticano. No dia da procissão, são cerca de 120 mil pessoas em Paranaguá, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local. É um exemplo de como a fé impulsiona o turismo e gera desenvolvimento para toda a região", explicou.


O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, ressaltou o papel do Governo do Estado na valorização dessa tradição. “A Secretaria do Turismo tem contribuído muito para que essa devoção seja cada vez mais conhecida. O apoio institucional amplia a divulgação e fortalece o turismo religioso, que atrai não só os devotos, mas também visitantes que vêm conhecer o santuário, a história e a cultura do Rocio”, afirmou.


Santa Casa de Curitiba 

A Santa Casa de Curitiba recebeu também recebeu a visita especial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio. O momento foi marcado por fé, emoção e agradecimento, reunindo colaboradores e devotos em uma missa campal, celebrada no pátio do hospital.


A celebração foi presidida por Dom Carmo João Rhoden, bispo emérito da Diocese de Taubaté, e concelebrada pelo padre Sérgio Campos, capelão da Santa Casa, e pelo padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá.


Durante a visita, a imagem percorreu também os leitos do hospital, levando bênçãos e conforto aos pacientes internados e suas famílias.


Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio percorre a Santa Casa de Curitiba.
Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio percorre a Santa Casa de Curitiba.

Dom Carmo destacou a visita de Maria Santíssima à Santa Isabel, estabelecendo um paralelo com a visita da Imagem Peregrina ao Hospital. "Assim como sua visita naqueles tempos, hoje Nossa Senhora visita essa grande comunidade que existe há mais de cem anos. É um Hospital que já salvou muitíssimas vidas, e ela que já salvou tantas vidas mundo afora hoje visita esse local que também faz um belo trabalho nesse sentido", concluiu.

Para o padre Dirson Gonçalves, CSsR reitor do Santuário, a presença da imagem na Santa Casa representa um marco histórico na devoção à Padroeira do Estado.


"Essa peregrinação ficará registrada na história do Santuário do Rocio, pois é a primeira vez que a imagem visita um hospital. É um sinal de amor e esperança, especialmente para aqueles que mais necessitam de consolo e fé", afirmou.


Confira as imagens da visita à Curitiba.



Comentários


bottom of page