Inscrições para a catequese 2024 estão abertas no Santuário do Rocio

Atualizado: há 2 dias

Estão abertas as inscrições para a catequese de crianças, jovens e adultos no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de março na secretaria da igreja, com apresentação do comprovante de residência e documento original com foto.

Para crianças, o período de aprendizado cristão é de três anos, iniciando aos 4 anos de idade com a pré-catequese. Já para adolescentes e adultos o período para conclusão do estudo bíblico é de um ano, com encontro semanal aos sábados.

Conforme o Catecismo da Igreja Católica, a catequese tem como finalidade aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão.

O diferencial do Santuário do Rocio é a catequese inclusiva, cuja finalidade é acolher pessoas com necessidades especiais que precisam de atendimento especializado para aprender a palavra e os ensinamentos de Cristo. Em anos anteriores, catequizandos surdos e com baixa visão puderam concluir a etapa da catequese e realizaram a Primeira Comunhão.

"A inclusão é a tomada de consciência do indivíduo como cidadão, do pertencimento, reconhecimento e do respeito à dignidade humana. Em I Coríntios 12, o apóstolo Paulo fala da igreja como um corpo. A inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade. Assim, esta ação permite que todos tenham o direito de integrar e participar das várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito", disse.

Além dos ensinamentos da Palavra de Cristo, a catequese prepara o catequizando para receber os sacramentos da igreja: Batismo, para aqueles que não se batizaram quando crianças, e para a Primeira Eucarística, quando o indivíduo passa a receber o Corpo e Sangue de Cristo.