Santa Missa marcou os seis meses de ordenação episcopal completados pelo bispo auxiliar de Curitiba
Dando sequência à programação da 211ª Festa do Rocio, os fieis que estiveram no Santuário Estadual, em Paranaguá (PR), puderam acompanhar o 6º dia de Missa e Novena em honra a Padroeira do Paraná. A celebração aconteceu nesta segunda (11) e foi presidida pelo bispo auxiliar de Curitiba, dom Adenis Roberto de Oliveira, SDP.
Em entrevista concedida à comunicação do Santuário antes da celebração, dom Adenis, que completou seis meses de ordenação episcopal, comentou sobre estar presidindo uma celebração pela primeira vez em Paranaguá. “Já passei por aqui alguns anos atrás mas ainda nem era sacerdote. Fico muito feliz de hoje estar celebrando esta Eucaristia. Falar de Nossa Senhora do Rocio também é muito bonito porque ela é quem nos indica o seu filho Jesus”, enfatizou o bispo.
No rito de entrada, os fieis devotos que estiveram no Santuário acolheram as paróquias visitantes São Pedro e São Paulo e a Paróquia São José, que vieram de Pontal do Paraná (PR), cidade que faz parte do território da Diocese de Paranaguá.
Durante a reflexão sobre o Evangelho do Dia (Lc 2,22-35), dom Adenis discursou sobre Simeão, homem justo e piedoso que, iluminado pelo Espírito Santo, reconheceu o Salvador quando os seus olhos pousaram em Jesus. Assim, ele pôde dar graças a Deus pelo benefício que lhe fora concedido. “Com o menino Jesus nos braços ele faz uma oração agradecendo ao Senhor, dizendo contemplar com os próprios olhos a Salvação, a Luz do Mundo”, disse dom Adenis.
“A Luz do Mundo está aí para dissipar as trevas. Para afugentar a escuridão. Em um lugar escuro, qualquer luz, por menor que seja, já será capaz de nos apontar um caminho seguro. Mas agora não estamos falando de qualquer luz, mas sim de Jesus Cristo, aquele que vem para iluminar as nossas vidas”, retomou o bispo..
Relembrando a encíclica Fratelli Tutti, proposta pelo Papa Francisco, dom Adenis ainda recordou que todos são irmãos, porém a sociedade corre o risco de perder este sentido fraternal da fé. “Jesus é a Luz que ilumina a nossa vida, mas também a vida do outro. Quando acolhemos a Luz do Mundo, também precisamos olhar para quem está do nosso lado. Não podemos pensar somente em nós mesmos. Hoje, cada um quer viver ao seu modo, sem acolher o outro”, alertou.
Ainda durante a homilia, o bispo auxiliar de Curitiba discursou sobre Nossa Senhora, considerada a primeira discípula de Cristo. “Maria Santíssima acolheu Jesus no próprio ventre. Nas bodas de Caná, ela disse ‘Façam o que ele disser’. Essas palavras de Maria também são dirigidas a nós. Quando fazemos o que Jesus nos diz e vivemos os seus ensinamentos, estamos vivendo os caminhos da Luz”, explicou dom Adenis.
A Festa do Rocio segue para o sétimo dia do novenário nesta terça (11). A missa e novena das 19 horas será presidida por dom Murilo Krieger, SCJ, arcebispo emérito da Arquidiocese de Salvador (BA). As paróquias São Pedro Apóstolo e Santana virão de Matinhos, (PR) para participar das celebrações. As paróquias São João Batista, de Campina Grande do Sul (PR) e Nossa Senhora do Porto, de Morretes (PR) também estarão entre as comunidades visitantes.
A Missa e novena será transmitida pela TV Rocio, no Youtube e Facebook do Santuário Estadual. A programação completa da 211ª Festa de Nossa Senhora do Rocio pode ser encontrada no site oficial e nas redes sociais (Youtube e Facebook) do Santuário de Nossa Senhora do Rocio.
Comments