Na noite da última quinta-feira (16) as luzes das velas e lanternas de celulares iluminaram a cidade de Paranaguá na Procissão Luminosa de Retorno de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, ao Santuário Estadual. O momento é um dos mais especiais da programação religiosa e reuniu aproximadamente 50 mil fiéis.

A peregrinação iniciou na Catedral Diocesana com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Edimar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá. A procissão percorreu toda a extensão da Rua Professor Cleto e mantém a tradição da história de Nossa Senhora do Rocio de retornar ao seu santuário após ser levada para Igreja de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário em Procissão Solene no dia 15 de novembro.
"Tinha muita gente nessa Procissão Luminosa, mais uma vez o povo respondeu com gosto para a gente fazer uma linda manifestação de fé. O fato dela ser luminosa é recente, não foi sempre assim, antigamente ela vinha à tarde, no final da tarde, durante o dia ainda, e, agora, de uns quatro anos para cá, nós colocamos ela de noite para ser assim linda e luminosa. Quem tem vela levanta a vela, quem não tem levanta o celular com a lanterna acesa e o andor lá no meio da multidão iluminando o Centro de Paranaguá e toda a Professor Cleto", disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

O trajeto de retorno também foi marcado por homenagem dos moradores que aguardavam, mais uma vez, em frente às residências a passagem da berlinda com a imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio. O Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá e Pontal do Paraná também homenageou a Padroeira do Paraná com queima de fogos e música.

Ao chegar no Santuário do Rocio, acompanhada por milhares de devotos, a imagem da Padroeira do Paraná retorna ao seu nicho, localizado no coração de Jesus Cristo, no centro do presbitério. A programação religiosa foi encerrada com o show católico do cantor Thiago Brado, uma das novidades da festividade.
Clique aqui e confira as fotos