Dados são da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Paranaguá
Apesar da chuva que caiu sobre Paranaguá na tarde desta sexta-feira (15), milhares de devotos se reuniram para celebrar o dia de Nossa Senhora do Rocio, Rainha e Padroeira do Paraná. A procissão teve início no Santuário Estadual e percorreu cerca de 3,5 quilômetros em direção à Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário.
Mais de 2,5 mil devotos desembarcaram dos 65 ônibus vindos de várias cidades do Paraná e de outros estados, como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Paranaguá, mais de 100 mil pessoas estiveram juntas durante a peregrinação.
A 211ª Procissão teve início logo após a Santa Missa das 15 horas, realizada no Santuário e presidida pelo padre Jadeilson Santos, CSsR. Este grande ato de fé e devoção foi transmitido ao vivo pela TV Rocio, no YouTube e Facebook do Santuário. Neste ano, o evento também foi exibido pela TVCI para Paranaguá e todo o Litoral do Paraná. Cerca de cinco mil pessoas puderam acompanhar ao vivo.
A animação dos fieis ficou por conta dos Missionários Redentoristas. O diácono Cleiton Silveira, CSsR, veio do Acre e foi um dos que estiveram no trio elétrico que guiou os devotos. "É a primeira vez que eu conduzo essa animação. Eu perdi a minha mãe faz um mês. Ela tinha um sonho muito grande de participar dessa procissão. Tenho certeza que hoje ela acolhe as minhas intenções lá do céu, então é uma grande realização pessoal, já que sou devoto de Nossa Senhora desde os 14 anos", relatou o religioso.
Entre os milhares de devotos estava o grupo Caminho da Fé. Os 40 romeiros vieram a pé de Pontal do Paraná (PR), num trajeto de 32 quilômetros até o Santuário Estadual. "A gente vem todos os anos. Antes o pessoal vinha de bicicleta, mas nesse ano decidimos fazer esse sacrifício. Já pedi outras vezes por bençãos para a saúde, mas hoje viemos agradecer", contou Mara, uma das integrantes do grupo.
Um dos destaques da procissão foi a parada sobre a ponte da Rua Professor Cleto. Do alto da ponte, foi possível notar o grande volume de devotos que fizeram parte deste ato de fé. Ao som de buzinas, os trens que passavam embaixo da ponte também demonstraram a acolhida à imagem peregrina Mãe do Rocio.
Como em anos anteriores, os devotos de Nossa Senhora de Caacupé fizeram a acolhida à imagem de Nossa Senhora do Rocio. Juntas, as padroeiras do Paraguai e do estado do Paraná estiveram entre os fieis que realizaram o momento especial de oração. "É um momento de encontro para dizer que, em suas diversas culturas e manifestações de fé, Nossa Senhora está presente e revela a mesma face da mãe de Deus e nossa", afirmou o diácono Cleiton Silveira.
Além das faixas estendidas nas casas e empresas agradecendo por graças recebidas, muitos voluntários também se concentraram nas calçadas oferecendo água àqueles que caminhavam junto à imagem de Nossa Senhora.
Na reta final da procissão, já na chegada à Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, a chuva deu uma trégua ao som dos cânticos marianos que marcaram a recepção da imagem na igreja. A procissão Luminosa de retorno está prevista para às 19 horas deste sábado (16), logo após a Santa Missa que será realizada na Catedral. Desta vez, os devotos farão o caminho inverso, rumo ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Kommentare