Quem passou pelas ruas de Paranaguá na manhã deste sábado (09) se deparou com um movimento intenso de caminhões ao longo das Avenidas Senador Atílio Fontana e Bento Rocha, em Paranaguá. Os mais de 100 veículos fizeram parte da 1ª Romaria dos Caminhoneiros organizada pelo Santuário do Rocio.
O movimento teve início no pátio de caminhões CBL, onde os romeiros se concentraram para dar início ao trajeto até o santuário, que tem pouco mais de seis quilômetros de extensão. Ainda durante a concentração inicial, aconteceu a acolhida ao caminhão que transportava a imagem de Nossa Senhora do Rocio acompanhada de outra imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.
O Danilo, caminhoneiro há mais de 30 anos, trouxe a esposa para participar da romaria e pedir bênçãos sob a intercessão da Padroeira. “Viemos pedir pela nossa família, que é toda de caminhoneiros, para que Nossa Senhora do Rocio sempre nos acompanhe e nos proteja”, contou.
Antes de partir, os romeiros receberam uma bênção do padre Thiago Trigo, pároco da paróquia São Cristóvão, localizada no Jardim Iguaçu, em Paranaguá. Depois da bênção, os veículos formaram o comboio que, ao som intenso das buzinas, guiou as imagens até o Santuário do Rocio.
Ao longo do caminho, muitas pessoas esperavam na calçada pela passagem das imagens e para animar a romaria que tomou conta das avenidas. Bloqueios foram realizados pela Guarda Municipal, para organizar o trânsito na região por onde passavam os veículos da romaria.
Na chegada ao santuário, os caminhoneiros foram agraciados com a bênção com água benta, para os veículos e para os passageiros. Chamou atenção dos fiéis um ônibus que chegava no Santuário lotado com romeiros e que também acabou ingressando nessa procissão sobre rodas.
Os devotos também arrecadaram alimentos para doar ao Santuário do Rocio que atende mais de 20 instituições sociais.
Comments