top of page

Missa do Crisma será concelebrada em LIBRAS no Santuário do Rocio

Atualizado: 15 de out. de 2023

Celebração acontecerá neste domingo, às 19h, e será presidida por Dom Edmar Peron


O domingo (15) será especial para a comunidade surda e católica do litoral do Paraná. A Santa Missa do Crisma dos 58 catequizandos do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio será presidida às 19h por Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá, e concelebrada pelo padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário do Rocio, e pelo padre Wilson Czaia, pároco da Igreja Nossa Senhora da Ternura, da Arquidiocese de Curitiba, e único sacerdote surdo do Brasil que preside as celebrações na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


A presença do pároco da igreja Nossa Senhora da Ternura na casa da Padroeira do Paraná reforça o compromisso dos catequistas e do santuário com a inclusão de crianças, jovens e adultos com os sacramentos da Igreja Católica para aqueles que precisam de atendimento especializado. Neste domingo, de forma especial, os adolescentes surdos Jhoan e Sneider, confirmarão a graça e as promessas do batismo, recebendo o Espírito Santo para serem fortalecidos na fé.


No ano de 2022, Czaia esteve no Santuário do Rocio e concelebrou a missa de 1ª Comunhão dos irmãos. "A ideia de convidar o padre Wilson surgiu porque nós temos dois catequisandos surdos e a gente busca atendê-los da melhor forma possível, uma delas é os atendendo na língua delas, a Língua Brasileira de Sinais", disse Andreza Cruz, coordenadora da catequese.


1ª Comunhão de Jhoan e Sneider. Imagem: Santuário do Rocio

Na oportunidade, o sacerdote surdo ressaltou que "é muito importante a Igreja Católica ser inclusiva, ter acessibilidade não só com surdos, mas com deficientes em geral para que nossos irmãos possam conhecer a palavra do Senhor", explicou.


Tornar o Santuário do Rocio um espaço inclusivo é a missão de todos os membros das pastorais. É um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos por toda a comunidade e que busca tornar a igreja um espaço de acolhimento, onde as pessoas possam estar confortáveis diante das próprias dificuldades.


Confira o convite do padre Wilson:







99 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page