top of page

Missa dominical é marcada pelo envio da Pastoral da Catequese

Com número expressivo de matriculados, Santuário do Rocio se destaca com a Catequese inclusiva.



Na noite do último domingo (26) o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio realizou a Santa Missa de envio pastoral e bênção dos catequistas que levarão o Evangelho para crianças, jovens e adultos matriculados na catequese e na Crisma. A celebração eucarística aconteceu às 19h e foi presidida pelo padre Dirson Gonçalves, CSsR, reitor do santuário.


Durante a homília, o missionário redentorista enfatizou que a catequese é um pilar da Igreja Católica e que, por meio dos ensinamentos, os catequisandos e crismandos têm a oportunidade de amadurecerem a fé e conhecerem a palavra de Deus.


De acordo com Rosana Leandro da Silva, mãe de um aluno e servidor do altar, a catequese representa a fé do filho. “O Lucas [filho] veio por vontade própria. Ele é coroinha e participa do coral das crianças, nada forçado, sempre por vontade própria. Se ele está feliz, eu estou feliz também”, disse.


A coordenadora da Pastoral da Catequese, Andreza Cruz, destacou que a expectativa é que cada vez mais as crianças possam se apaixonar por Jesus, podendo conhecer toda a trajetória de Cristo e de Nossa Senhora, que é extremamente importante para o fortalecimento da fé.


Um dos diferenciais do Santuário do Rocio é a catequese inclusiva para pessoas que precisam de um atendimento especializado. “Nós tentamos de uma forma pedagógica incluir crianças, jovens e adultos, da mesma forma como incluímos todas as outras, só que de uma forma mais lúdica para que elas possam também ter o conhecimento da fé e de tudo que a gente professa, independente do transtorno ou deficiência”, concluiu.


Em 2022, dois alunos surdos concluíram os estudos bíblicos e realizaram a primeira comunhão por meio da catequese inclusiva que contou com a especialização dos servidores e apoio de intérpretes.


Conforme a coordenação, 14 catequistas atuam no Santuário do Rocio e 110 alunos, entre catequisando, Primeira Comunhão e Crisma, estão matriculados.


A Catequese faz parte da formação evangelizadora da Igreja Católica, cujo objetivo é repercutir a Palavra de Deus.





165 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page