top of page

Missa Especial encerra mês das visitações da Imagem Peregrina da Mãe do Rocio

No último domingo (08 de junho), o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio promoveu uma Santa Missa Especial de celebração ao “Mês das Visitações”. Essa celebração já se tornou tradição no Santuário do Rocio, pois reúne todos os devotos do litoral do Paraná que receberam a visita da Imagem Peregrina da Mãe do Rocio durante o mês mariano.


A celebração ocorreu na missa dominical das 19h, que coincidiu com a Solenidade de Pentecostes, e reuniu centenas de famílias que, ao longo do mês de maio, acolheram em seus lares a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio. Mesmo com o tempo chuvoso, o Santuário ficou lotado, evidenciando o amor e a devoção do povo paranaense.


Casal devoto segura a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio em Missa Especial no Santuário. Foto: Pastoral da Comunicação do Rocio.
Casal devoto segura a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rocio em Missa Especial no Santuário. Foto: Pastoral da Comunicação do Rocio.

Ao final da missa, depois da benção, ainda houve um momento de grande emoção: o reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves, CSsR, anunciou que cada família presente levaria consigo a imagem que visitou sua casa. Um gesto simples, mas profundamente simbólico.  Para o reitor do Santuário, o sonho é que chegue um dia em que cada casa de nossa cidade tenha uma imagem de Nossa Senhora do Rocio. 


Uma missão que cresce a cada ano

No Santuário do Rocio, desde 2019, o mês de maio é considerado o "Mês das Visitações" de Nossa Senhora do Rocio às famílias de Paranaguá. No primeiro ano, 50 famílias receberam a imagem em suas casas por meio do grupo de casais do Santuário. A chegada da pandemia impossibilitou a realização da missão em 2020 e 2021. Mas, a partir de 2022, a ação foi retomada com ainda mais força: 100 imagens em 2022, 150 em 2023, 200 em 2024 e, neste ano de 2025, 250 famílias foram visitadas.


Com o crescimento da ação, outras pastorais passaram a se unir ao grupo de casais para dar conta da missão. Além disso, as visitas ultrapassaram os limites de Paranaguá. Nesse ano, as visitas foram feitas também às ilhas como Ilha do Mel e Superagui, além de cidades vizinhas, como Pontal do Paraná, Morretes e Antonina.


Para o reitor do Santuário, esse tem se caracterizado como um tempo de missão. "É bonito ver esse movimento da Igreja em saída, como tanto pediu o Papa Francisco. As famílias envolvidas, o santuário superlotado no dia da missa de acolhida das famílias visitadas. A devoção aumentando e com ela a evangelização também acontecendo."


O futuro do mês das visitações

Para o futuro, a meta já está lançada: em 2026, serão 300 imagens visitando 300 famílias. As inscrições estarão abertas a partir de março, e a missão se realizará, como de costume, durante o mês de maio.


Com amor, queremos propagar a devoção à Mãe do Rocio, Rainha e Padroeira do Estado do Paraná. "Quero agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram doando as imagens, colaborando nas visitas, animando nosso povo, mas também agradeço a todas as pessoas que acolheram a imagem peregrina em suas casas", finaliza padre Dirson.


Confira mais fotos da missa na galeria abaixo.



 
 
 

Comments


bottom of page