top of page

Peregrinação dos romeiros de São José dos Pinhais para o Santuário reúne mais de 100 devotos

A romaria marca a abertura do Tríduo Pascal e emociona devotos que acompanham a celebração no santuário.


A devoção, fé e emoção percorreram a BR-277 nesta quinta-feira (6) com a passagem de mais de 100 romeiros vindos de São José dos Pinhas, na Região Metropolitana de Curitiba, até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. A peregrinação é uma tradição do santuário e marca a abertura do Tríduo Pascal.


Os devotos saíram da capela Nossa Senhora do Rocio, da Paróquia São Sebastião, da Diocese de São José dos Pinhais, por volta das 20h da última quarta-feira e caminharam cerca de 85 KM até o Santuário da Padroeira do Paraná, com a imagem peregrina da Mãe do Divino Orvalho.


De acordo com o romeiro Mário Foggiatto, que realiza a peregrinação há três anos, a vinda a pé é uma questão de fé. “Além de ser devoto de Nossa Senhora, vir todo ano é uma questão de agradecimento. Nessas horas a gente não está mais sentindo os pés, não está sentindo mais as pernas, mas Nossa Senhora está sempre com a gente, nos dado forças para chegar na igreja”, disse Mário.


O Missionário Redentorista, Frater José Paulo, ressalta que a expressão de fé é uma forma de testemunhar que Cristo vive. “Essa expressão de caminhar mais de 80 KM, e alguns mais de 85 KM, como foi a nossa média, é uma forma de testemunhar esse Cristo que vive no coração das pessoas. Essa é também uma forma de colocar para as pessoas que, talvez, não compreendam nossa fé, como isso também impulsiona uma transformação de vida”, explicou.


A caminhada até o santuário é uma forma de agradecimento por bênçãos alcançadas, como é o caso do romeiro Alessander dos Santos, que participa da peregrinação há oito anos, e veio acompanhado da esposa e tia. “ O motivo maior de vir caminhando é o agradecimento de todas as graças recebidas durante o ano, durante toda a minha vida. Só tenho a agradecer mesmo. Meu único pedido especial é pelos meus familiares, mas é mais agradecimento. Entrar com a imagem no santuário dela é uma emoção muito grande”.


Na chegada ao Solo Sagrado dos Paranaenses, os peregrinos foram acolhidos no Salão Social da igreja, com acomodação, alimentação e atendimento médico.


A imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio, que acompanhou os fiéis durante todo o percurso, foi levada até a cidade de São José dos Pinhais no início do mês de março. Na região, a imagem visitou a residência de todos os membros da Paróquia São Sebastião.





414 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page