top of page

Premiação do 3º Concurso de Poesias aconteceu no Santuário do Rocio


O objetivo do concurso é homenagear e divulgar a devoção a Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio e promover os novos talentos poéticos de pessoas de todo o Brasil.


Neste último sábado, dia 13 de maio ocorreu no Salão Social do Santuário do Rocio a premiação do 3º concurso de poesias com tema: “Nossa Senhora do Rocio: O Orvalho da Manhã”.


Promovido pela Pastoral da Educação, pessoas de todos os lugares do Paraná como Assis Chateaubriand-PR, Curitiba-PR, Paranaguá-PR dentre outras e do Brasil como Minas Gerais e Piauí participaram deste evento.


Foram muitos os agradecimentos a Virgem do Rocio através dos textos poéticos elaborados por autores de todo o país, textos estes avaliados por uma comissão técnica muito responsável e comprometida.


Desta forma, divulgamos agora os nomes selecionados e respectivos ganhadores do 3º Concurso de Poesias do Santuário do Rocio:


1ª Poesia: Coração de Maria

Poetisa: Vilma M. Florêncio

Cidade: Paranaguá – PR


2ª Poesia: Mãe do Rocio e Senhora nossa

Poeta: Fernando Ap. da Silveira

Cidade: Assis Chateaubriand – PR


3ª Poesia: Rocio, Orvalho, Manhã

Poeta: Dirson F. Gonçalves

Cidade: Paranaguá - PR


4ª Poesia: Nossa Senhora do Rocio: “O Orvalho da Manhã”

Poetisa: Josiane N. H. Sandi

Cidade: Varginha – MG


5ª Poesia: Obrigado Mãe do Rocio

Poeta: Raphael R. de Moura

Cidade: Curitiba – PR


Para muitos poetas, participar do concurso de poesias do Santuário do Rocio é de extrema importância, pois, além da divulgação de seus textos, os autores conseguem expressar a emoção e o carinho que possuem pela Padroeira do Paraná, como comenta Vilma M. Florêncio, ganhadora do primeiro lugar do concurso:

“Participo do concurso há 3 anos e da primeira vez fiquei 2ª lugar e hoje tive a felicidade de vencer o concurso graças a Nossa Senhora do Rocio e a esse dom que Deus me deu. Agradeço muito a todos os colabores do concurso e principalmente a Maria, que é minha companheira e por que a gente só ama quem a gente conhece e eu conheço muito bem Maria, desde a minha infância”, relata.


Para promover a devoção a Nossa Senhora do Rocio e de novos escritores, o Santuário do Rocio oferta todos os anos o Concurso de Poesias que se tornou um evento contido no calendário do oficial do Santuário do Rocio e na área Cultural é o maior evento que a casa da Padroeira do Paraná possuí, é o que nos confirma o Reitor do Santuário e ganhador do 3ª lugar, Pe. Dirson Gonçalves:


“Para mim é uma alegria promover, pois o Santuário tem a parte religiosa, espiritual, social e também precisamos cuidar da cultura, pois é muito importante para a Igreja. Ficamos muito felizes por realizarmos mais esse concurso sabendo que houve a participação de tanta gente de fora do Paraná, de outros estados e percebemos que o evento torna uma proporção cada vez maior”.


Segundo a Coordenadora da Pastoral da Educação e parte da Comissão de Organização do Concurso, Varseli C. Farias foi uma honra participar desse evento e estava muito feliz em ter mais de 30 escritos no concurso: “A nossa divulgação foi além das fronteiras de Paranaguá e do Litoral. Chegou em Minas Gerais, Piauí e vamos fazer a devoção a Nossa Senhora do Rocio chegar a cada vez mais pessoas”.


Muitas são as formas de expressarmos nosso amor a Virgem Maria e essa é apenas um dessas formas realizadas anualmente pelo Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná.


48 visualizações0 comentário
bottom of page