Imagem peregrina da Rainha e Padroeira do Paraná percorreu mais de quatro quilômetros da faixa portuária
Na tarde desta quarta (13), a imagem de Nossa Senhora do Rocio foi acolhida no Porto de Paranaguá, o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil. De maneira inédita, a imagem peregrina guiou uma procissão que transcorreu por todo o cais do Porto de Paranaguá e do Terminal de Contêineres do Paraná (TCP). A imagem da padroeira também passou pelo prédio que abriga os setores administrativos da atividade portuária.
A visita começou com uma bênção ministrada pelo padre Dirson Gonçalves, CSsR, na entrada do Palácio Taguaré. O sacerdote também ministrou bênçãos aos crachás dos funcionários, num gesto que se repete todos os anos. O padre Primo Aparecido Hipólito, CSsR, também foi responsável por guiar a imagem da Virgem do Rocio, que também percorreu o Centro de Operações Osiris Stenghel Guimarães e o Palácio Dom Pedro II.
A imagem de Nossa Senhora do Rocio foi recebida pelo diretor de operações portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira. “O porto compartilha de uma área importante para toda a nossa comunidade e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio está bem ao lado de toda a operação do porto de Paranaguá. Para nós é uma honra receber a imagem aqui hoje para iluminar mais um ano das nossas operações e da nossa comunidade portuária”.
Transportada por uma viatura da Guarda Portuária, a imagem da Rainha e Padroeira do Paraná percorreu mais de quatro quilômetros no cais do Porto. Foi a primeira vez que o local recebeu uma procissão, que reuniu veículos de autoridades na Avenida Portuária. Ao passar pelo ponto de parada dos rebocadores, a passagem da imagem foi celebrada pelos trabalhadores do Porto com o som das buzinas das embarcações.
“Essa é uma oportunidade importante para que quem trabalha aqui possa ter essa interação com Nossa Senhora. Hoje a imagem transitou não só pelos nossos setores administrativos, mas também foi uma presença ilustre para quem transitava ao longo do cais, passando por toda a nossa operação”, agradeceu o diretor de operações portuárias da Portos do Paraná.
O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves também refletiu sobre a simbologia que a Mãe do Divino Orvalho remete ao povo paranaense, especialmente aos que vivem em Paranaguá. “Eu acho muito simbólico porque o porto é uma força de emprego e economia, mas hoje, trazemos também aquela que é a força espiritual de todo um povo, Nossa Senhora do Rocio”, afirmou.
Kommentare