top of page

Procissão Luminosa encerra programação religiosa da 211ª Festa do Rocio

Imagem oficial da Padroeira do Paraná retornou ao Santuário Estadual, de onde sairá apenas para a festa do ano que vem


Com a mesma fé da procissão que ocorreu na sexta (15), os devotos de Nossa Senhora do Rocio se concentraram para a Procissão Luminosa de Retorno da imagem da padroeira do Paraná. Neste sábado (16), a procissão acompanhou a imagem no trajeto de volta ao Santuário Estadual.


Com animação dos missionários redentoristas, os romeiros percorreram o trajeto de aproximadamente 3,5 quilômetros guiados pela imagem oficial da Padroeira.



Milhares de devotos participaram da Procissão Luminosa de Retorno


A missa que antecedeu a procissão aconteceu na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, no centro histórico de Paranaguá. Dom Edimar Peron, bispo diocesano, refletiu sobre a relevância desta devoção e retomou um breve histórico sobre como a primeira imagem foi encontrada, até o ano de 1957, quando Nossa Senhora do Rocio foi proclamada Rainha e Padroeira do Paraná.


Com a catedral lotada, muitos romeiros já se concentravam do lado de fora, aguardando a saída da imagem para a procissão. Num momento profundo de fé e emoção, sob as luzes de velas e celulares, os devotos acolheram a Mãe do Rocio. A imagem saiu pela Rua Conselheiro Sinimbú rumo à rua Professor Cleto, que ocupa a maior parte do trajeto feito pelos devotos.


Entre os milhares de fieis, estava o casal Higino e Luísa Helena. "Eu já frequento a procissão há 16 anos. Há 12 anos eu precisei fazer uma ponte de safena. Pedi pela intercessão de Nossa Senhora e deu tudo certo. Hoje o coração está tinindo", brincou seu Higino. Dona Luísa também agradeceu pela saúde. "Ele correu no andor buscar uma flor pra mim, então só tenho a agradecer pela nossa saúde. Ele não perde uma procissão", contou.


"Nós temos que rezar por ela e fazer de tudo para cativar ainda mais devotos pra virem conhecer. É como ir para Aparecida. Temos uma casa da Mãe no Paraná, então quem vem pela primeira vez sempre que vir de novo", reforçou seu Higino.


Embalados por orações e cânticos marianos, os devotos seguiram rumo ao Santuário do Rocio. No meio do caminho, uma homenagem foi realizada pelo Sindicato dos Arrumadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindacapp). Na homenagem, um lindo jogo de luzes acompanhou a queima de fotos que marcou a acolhida da imagem pelos trabalhadores.


Mais uma vez, a ponte da rua Prof. Cleto sobre a linha férrea foi tomada pelos devotos. Um verdadeiro mar de fieis que acompanhavam a imagem da Mãe do Rocio, que desta vez já se aproximava do Santuário Estadual.


Chegando no Santuário, outra multidão de fieis já aguardava no interior da igreja. As buzinas e ronco das motos que estavam do lado de fora anunciavam a chegada da Virgem, que recebeu uma chuva de rosas enquanto cruzava a porta de entrada do Santuário Estadual.


Após a bênção final de dom Edmar e do reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves, CSsR, a imagem oficial de Nossa Senhora do Rocio voltou a repousar no nicho central da igreja, de onde sairá apenas para a Festa do Rocio de número 212, a ser realizada em novembro de 2025.




Imagem oficial da Padroeira do Paraná volta ao seu nicho central no santuário

Ao final da celebração, o padre reitor do Santuário enfatizou o esforço em construir a Festa da Padroeira. "É claro que agora no final o pessoal está cansado, mas temos que agradecer por tudo o que aconteceu. A festa deste ano superou as nossas expectativas em pelo menos três vezes. Preciso agradecer também aos confrades redentoristas, às lideranças, ao casal festeiro, enfim, todos aqueles que se mobilizaram para construir uma festa tão bonita", enfatizou padre Dirson.


Padre Dirson também relembrou a importância do apoio dos fieis na manutenção do Santuário do Rocio. "O meu grande sonho é conscientizar todos sobre como é importante nos apoiar, inclusive na Campanha Filhos da Senhora do Rocio. Esse grupo se torna o coração do nosso santuário. Se o coração estiver frágil, todo o resto não se desenvolve", contou.



Padre Dirson Gonçalves, CSsR, Reitor do Santuário do Rocio

"Aos que já participam eu gostaria de agradecer pela perseverança. Para quem ainda não está, peço que nos dêem este apoio, porque eu tenho certeza de que infinitas graças irão abençoar aqueles que acolhem este chamado para ajudar a casa da Mãe do Rocio", finalizou o padre.

54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page