top of page

Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio reuniu cerca de 100 mil pessoas

Uma multidão de fiéis esteve em Paranaguá nesta quarta-feira (15) para celebrar o dia de Nossa Senhora do Rocio na 210ª Procissão Solene. A peregrinação que saiu do Santuário do Rocio em direção à Catedral Diocesana reuniu cerca de 100 mil devotos.



Imagem: Santuário do Rocio


O percurso foi marcado por inúmeras manifestações de fé dos moradores da Rua Professor Cleto que emocionados aguardavam a passagem da berlinda com a imagem da Mãe do Divino Orvalho com faixas, cartazes, balões e singelos altares. Empresas localizadas na extensão do trajeto também prestaram homenagens a Nossa Senhora do Rocio com queima de fogos "buzinaço" dos trens.



Imagem: Santuário do Rocio


Imagem: Santuário do Rocio

"Mais um ano a procissão foi um sucesso, graças a Deus. Nas ruas as pessoas colocaram faixas, milhares de pessoas acompanhando o andor com a Padroeira do Paraná. Foi de fato um momento muito especial, a procissão é sempre um momento muito esperado", afirmou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.


O devoto Matheus Barboza destacou que a procissão foi a mais lindas dos últimos três anos. "Eu e minha família chegamos aqui em Paranaguá na pandemia da Covid-19, então estamos vendo pela primeira vez a festa no formato tradicional. Ver o povo carregando o andor, a forma de devoção, da união, não só da cidade, mas, também, do Estado é muito gratificante. Eu sou de família católica, e no interior de São Paulo a gente sempre teve devoção a Nossa Senhora e quando chegamos aqui eu não conhecia a imagem e aparição de Nossa Senhora do Rocio, fui conhecendo pela devoção do povo, pela demonstração de afeto que acontece nos dias 15 e 16 de novembro quando é possível entender a fé de todo parnanguara. O amor à Virgem Maria é algo que transborda em nós, que é passado para nós. Então, nós, com muita fé, muito ardor, sempre participamos de forma muito fiél, com muita gratidão a Nossa Senhora que sempre se mostra presente no meio de nós", concluiu.


Uma das tradições da procissão é a homenagem a comunidade Paraguai que promove o encontro da imagem de Nossa Senhora de Caacupé e Nossa Senhora do Rocio.



Imagem: Santuário do Rocio


Além dos devotos, padres redentoristas, padres diocesanos, o Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, e o Bispo de Apuarana, Dom Carlos, participaram da Procissão Solene. A animação, oração e reflexão foi conduzida pelo padre Matheus Rocha.


De acordo com a coordenação de romarias do Santuário do Rocio, cerca de 250 ônibus de turismo estiveram no entorno do santuário neste dia 15 de novembro.


880 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page