top of page
LogoSantuario_Color_01a.png

Procissão Solene leva milhares de devotos às ruas de Paranaguá no ponto alto da 212ª Festa do Rocio

procissão solene
Foto: Santuário do Rocio

A tarde deste sábado (15) foi marcada por uma das manifestações de fé mais emocionantes da 212ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio: a Procissão Solene, que reuniu cerca de 100 mil devotos nas ruas de Paranaguá. 


A caminhada teve início às 16h, no Santuário Estadual da Padroeira do Paraná, logo após a Santa Missa das 15h, que foi presidida pelo reitor, padre Dirson Gonçalves, CSsR, com transmissão ao vivo pela TV Rocio no YouTube e pelas emissoras TV Aparecida, TV Evangelizar e TV Pai Eterno para todo o Brasil.


O percurso de aproximadamente 3,5 km conduziu os fiéis até a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, em um trajeto repleto de emoção, cânticos e demonstrações públicas de devoção. A dimensão do evento atraiu mais de 150 ônibus e vans, que trouxeram cerca de 5 mil peregrinos de diversas cidades do Paraná e também de outros estados.


A animação dos fiéis ficou por conta do padre Matheus Rocha, CSsR, e pelo coral do Santuário do Rocio no trio elétrico, que guiaram e envolveram os devotos com muitos cânticos e momentos de oração ao longo do trajeto. 


Entre as demonstrações espontâneas de fé, destacou-se o gesto da devota Sheila, que confeccionou bandeirinhas personalizadas com o tema da festa e as distribuiu aos participantes, como forma de agradecer a Nossa Senhora do Rocio e propagar a devoção. 


“É que eu e minha família temos muitas bênçãos para agradecer, nós somos privilegiados de tanto amor que temos e recebemos, então temos que distribuir amor e deixar a festa mais colorida”, compartilhou ela.


Padre Charles, que acompanha a procissão há muitos anos, disse que fazer parte da história da Festa da Padroeira é uma grande honra 


“É muita alegria. Cada ano parece que toma dimensões maiores em honra de Nossa Senhora. Eu rezo por todo o povo de Paranaguá e também do Paraná.”, afirmou. 


Um dos destaques da procissão foi o encontro entre a imagem da Virgem do Rocio e a imagem da Virgem de Caacupé, Padroeira do Paraguai. A Comunidade Paraguaia prestou uma linda homenagem para a Padroeira do Paraná e para os devotos presentes. Além disso, diversos moradores das ruas pelas quais a procissão passou estenderam faixas e outras manifestações agradecendo por bênçãos e graças recebidas, transformando Paranaguá em um corredor de fé.


Ao chegar na Catedral Diocesana, a imagem de Nossa Senhora do Rocio foi acolhida com cânticos e uma grande salva de palmas, encerrando a procissão com muita alegria e espiritualidade.


procissão solene
Foto: Santuário do Rocio

O reitor do Santuário do Rocio não conteve a emoção ao ver a multidão. “É realmente emocionante ver esses milhares de devotos reunidos, vindo de diversas partes do país para expressar sua fé. Mais um ano, a procissão superou as expectativas, com muitas bênçãos sob o manto da Mãe do Rocio”, relatou Pe. Dirson. 


A Procissão Luminosa de Retorno está prevista para às 19h deste domingo (16), logo após a Santa Missa que será realizada na Catedral. Desta vez, os devotos farão o caminho inverso, rumo ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.


 
 
 
bottom of page