O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio é um dos principais polos do turismo religioso do Paraná e, agora, entra na rota dos turistas que visitam a cidade de Paranaguá para embarcar nos navios de cruzeiro que atracam no Porto Dom Pedro II todas as sextas-feiras, até o dia 08 de março de 2024.
A igreja centenária abriga a imagem oficial da Padroeira do Paraná e atrai turistas de todo o país, especialmente, no mês de novembro quando acontece a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, onde cerca de 500 mil pessoas circulam pelo local nos 15 dias de programação religiosa e social.
Com a temporada de navios de cruzeiro e o receptivo dos turistas instalado ao lado da igreja, centenas de passageiros em trânsito têm visitado e conhecido a história da Padroeira do Paraná não somente pelo viés religioso, mas, também, cultural do estado.
De acordo com o Governo do Paraná, cerca de 9 mil pessoas desembarcaram na região desde o dia 1º de dezembro, quando o navio MSC Lírica realizou a primeira parada no município. Conforme dados divulgados pela prefeitura de Paranaguá, aproximadamente duas mil pessoas circulam todas as sextas-feiras pela Praça Thomas Sheeran, localizada em frente ao Santuário do Rocio, para fazer o check-in de embarque no Complexo Turístico Mega Rocio.
Recentemente o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), destacou a importância do santuário para o estado. “A primeira importância do Santuário do Rocio é na dimensão da fé e a segunda importância é na esfera turística religiosa. A igreja tem uma importância histórica para o estado do Paraná, além da importância para os cristãos e para a igreja católica, tem uma importância histórica do desenvolvimento do estado. E, nós, temos buscado, junto com a prefeitura e o santuário, criar um ambiente cada vez mais confortável, melhor para as pessoas que vão diariamente lá. Estou feliz de ver o santuário crescer e, automaticamente, ajudar o Paraná”, disse o governador.
"É nessa igreja que está guardada a imagem oficial da Padroeira do Paraná. A única igreja. A única imagem dessa relevância. Por isso Paranaguá encabeça o polo do turismo religioso e eu convido todos a passarem por aqui, fazerem uma visita ao santuário, levarem uma lembrança desse lugar sagrado e tão importante também para a cultura paranaense", completou o reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves.
O devotos e turistas que visitarem o santuário encontrarão a Praça Thomas Sheeran totalmente revitalizada, moderna e mais acessível. A igreja e a capela das velas também receberam obras de melhoria como pintura externa, instalação dos sinos e do relógio na torre.
Comments