top of page

Santuário do Rocio está com inscrições abertas para formação de Servidores do Altar

Colocar dons a serviço de Deus é uma missão de todo cristão que se compromete com o anúncio do evangelho. Crianças e jovens também são chamados para servir a igreja de Cristo e podem desempenhar funções fundamentais como Servidores do Altar: coroinha, acólito ou cerimoniário.



Imagem: Santuário do Rocio


Para formar novos servidores, o Santuário do Rocio está com inscrições abertas, até o dia 26 de fevereiro, para a nova turma de coroinhas e acólitos, a partir dos sete anos. Coroinhas são crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos, já os acólitos são pessoas entre 14 e 25 anos. Após os 25 anos de idade, aqueles que sentirem o chamado de Deus, podem servir como cerimoniário.


"O coroinha e o acólito desempenham função fundamental no seu serviço ao altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre ou transportar os objetos litúrgicos; ser um servidor do altar é participar do ministério para Cristo é contemplar o Cristo ressuscitado", disse Elaine Batista, coordenadora da pastoral.



Imagem: Santuário do Rocio


A servidora do altar, Letícia Reis Gonçalves, colocou seus dons a serviço da igreja há 11 anos e desde então desempenha diversas atividades dentro do santuário.


"Considero o meu servir como uma missão que Deus me deu ainda quando criança e com o passar dos anos novas missões vão surgindo, no último ano fui catequista da pré-catequese e comecei a fazer leituras nas missas, além de sempre cumprir com a escala dos servidores. Hoje, mesmo após tantos anos, continuo servindo com amor, dedicação e com ciência da responsabilidade que essa função carrega", disse.


Imagem: Santuário do Rocio

 Os encontros formativos para as crianças, adolescentes e jovens que tem o desejo de servir o altar acontecem a cada 15 dias no Santuário do Rocio. Em média serão realizados de 6 a 8 encontros, com a realização da investidura no mês de agosto. Os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (41) 9 8721-1509.



Quais as principais funções dos servidores?


Os servidores são responsáveis de exercer as funções conforme a liturgia como, por exemplo, carregar a cruz, velas ou tochas nas procissões; de turiferário, garantindo que o turíbulo tenha carvão vivo, carregando-o com incenso e o entregando ao sacerdote, segurar o microfone para o presidente da celebração, entre outras.



Imagem: Santuário do Rocio


O que fazem os cerimoniários na Celebração?


Os cerimoniários são responsáveis pela organização da celebração e devem estar atentos ao rito, conferir a credência, os leitores, aos paramentos do presidente da celebração e dos concelebrantes. O cerimoniário é aquele que é responsável por verificar se tudo está preparado para a celebração conforme a liturgia.



Imagem: Santuário do Rocio


106 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page