top of page

Santuário do Rocio recebe Fórum de Turismo Religioso

Evento chega à 5ª edição e volta a ser realizado no formato presencial


O Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio acolhe nesta semana um importante evento regional, o 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. Entre os dias 15,16 e 17 de março, o Complexo Turístico Mega Rocio receberá representações de diversas religiões do estado em uma extensa programação. O evento tem como objetivo contribuir para qualificação do Turismo Religioso no Paraná.


Para valorizar o patrimônio histórico-cultural, a proposta é buscar incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual, além de congregar os municípios e demais setores do segmento religioso. A programação do evento conta também com uma Feira de Produtos Religiosos Regionais, na qual será possível adquirir artesanato religioso das 19 Regiões Turísticas do Estado.


A cada ano de sua realização, o Fórum Paranaense de Turismo Religioso conta com a importante participação do município escolhido. Em 2023, o município escolhido é Paranaguá, juntamente com o Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio. O paranaense também é considerado um povo de fé, o que confere ainda mais força às discussões e melhorias desta temática. Para o reitor do santuário, Padre Dirson Gonçalves CSsR, o evento é uma forma de evidenciar os trabalhos feitos na cidade e região, assim como a devoção dos fiéis a Rainha, Padroeira e Mãe do estado. "É um dos lugares do Paraná e da Igreja Católica mais simbólicos. Então fico feliz de poder acolher esse Fórum aqui e mostrar que tem o Santuário, que tem o seu caminho e tem os seus projetos", afirma.


Idealizado em 2018 pelo Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, o Fórum reúne profissionais envolvidos com o setor – entre destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas, entre outros. O Fórum promove a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas em Turismo Religioso do Paraná, de diversos estados do país e do exterior. No Estado do Paraná, o setor representa 25% dos atrativos neste segmento. É o 3º em número de atrativos, entre templos religiosos, rotas de peregrinação e outros patrimônios religiosos.


O Santuário Estadual está há anos trabalhando arduamente na propagação da devoção a Nossa Senhora do Rocio. "Espero que esse Fórum leve o nome do Santuário para fora e mostre que está aberto para acolher as pessoas e que tem coisas acontecendo, como a pastoral, comunicação, missa, novena ao carisma próprio lugar", comenta Padre Dirson.



Fonte: Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, com informações da Assessoria Oficial do 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso



38 visualizações0 comentário
bottom of page