top of page

Tema e cartaz da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio 2023 são apresentados aos devotos

'Meu Espírito se alegra em Deus': Mistérios gozosos são inspiração para a temática da festa


A 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Rainha e Padroeira do Paraná, já tem tema e identidade visual definida. Em 2023, uma das maiores festas religiosas do Sul do Brasil terá como inspiração a passagem bíblica "Meu espírito se alegra em Deus" (Lc, 1,47). A divulgação oficial foi realizada na manhã deste domingo (25) durante a Santa Missa, das 9h.


De acordo com o Missionário Redentorista e reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, o tema escolhido este ano dará início a preparação para Jubileu de 50 anos de Nossa Senhora do Rocio como padroeira oficial do Estado do Paraná, reconhecida pelo Vaticano. "Esse ano depois de tanta reflexão e oração, porque preparar a festa é a partir de oração, nós pegamos um versículo pequenininho, do livro de São Lucas, onde Nossa Senhora diz: 'meu espírito se alegra em Deus'. Nossa Senhora vai dar dicas esse ano durante a festa inteira: faça com que seu espírito também se alegre em Deus, venha comigo, vamos seguir meu filho, vamos fazer tudo o que meu filho vos disser. Olha que linda será a festa esse ano", disse.


A identidade visual do cartaz foi desenvolvida a partir dos conceitos de tradição e devoção. "Tradição porque é uma festa realizada há 210 anos e devoção porque é uma imagem que surgiu nas águas da baía de Paranaguá no ano de 1648, há quase 400 anos", explicou o reitor do santuário.



Imagem: Santuário do Rocio


O design da peça foi inspirado no estilo Art Déco, um movimento artístico e arquitetônico que teve início no século XX, com auge no ano de 1920, quando foi inaugurada a atual estrutura do Santuário do Rocio. O cartaz traz uma identidade retrô, que faz memória ao passado, predominando as cores amarelo e marrom. Amarelo que significa alegria e celebração, e o marrom que simboliza a integridade e segurança. Os elementos centrais da arte destacam Nossa Senhora do Rocio, as cinco estrelas que simbolizam os temas das festas dos próximos anos e o rosário que traz os quatro Mistérios: gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos, que também serão inspiração dos próximos temas.


A Estadual de Nossa Senhora de Nossa Senhora do Rocio de 2023 acontecerá dos dias 06 a 15 de novembro.



612 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page