top of page

Candidatos a vereador (a) participam de reunião promovida pela Mitra no Santuário do Rocio

Na noite desta quarta-feira (18), candidatos católicos que se colocaram à disposição da população para o cargo de vereador (a) nas eleições de 2024 estiveram reunidos no Salão Social do Santuário do Rocio. O encontro, promovido pela Mitra Diocesana de Paranaguá, contou com a presença de mais de 30 candidatos, que se apresentaram e compartilharam suas principais propostas de campanha.


Durante a reunião, os sacerdotes de Paranaguá, representados pelo padre Osvaldo, da Paróquia São João Batista, apresentaram a Cartilha de Orientação Política da CNBB Regional Sul 2, com o tema "A Esperança Não Decepciona" que explica a função de cada cidadão durante o período eleitoral.


Imagem: Santuário do Rocio

O encontro foi mediado pelo reitor do Santuário do Rocio, padre Dirson Gonçalves, que, conforme as regras estabelecidas, disponibilizou dois minutos para que cada candidato falasse sobre suas atuações na igreja e seus projetos para o legislativo.


A reunião teve como objetivo conhecer os candidatos católicos e apoiá-los enquanto cristãos. "Alguns candidatos nos procuraram nas paróquias. Conversando com os padres, percebemos a necessidade de dar apoio aos nossos irmãos católicos, aos leigos que estão se colocando como candidatos", afirmou o padre Osvaldo.


O padre Fábio destacou questões sociais que têm preocupado a população de Paranaguá e que exigem atenção e políticas públicas. "Nós, como padres e representantes da igreja católica, estamos atentos a esses projetos. Frequentemente nos reunimos para discutir a nossa cidade e a importância de estarmos envolvidos. Recentemente, temos nos preocupado com a violência que aflige nossos bairros e com a situação dos jovens, que muitas vezes se tornam vítimas da drogadição. Também observamos famílias sem moradia e sem regulamentação de suas casas e terrenos. Precisamos discutir como enfrentar a violência, garantir moradia digna para o povo mais necessitado e combater a drogadição em nossa cidade", disse o chanceler da Diocese.


O pároco da Igreja da Paz também enfatizou a importância dos eleitores analisarem as realidades sociais em que vivem ao definir seu voto. "Vocês estão atentos a cada candidato que escolherão para confiar durante esses quatro anos? Ouvimos as propostas, mas o compromisso também é nosso, de acompanhar e construir juntos um futuro melhor para nossa cidade", concluiu.


Imagem: Santuário do Rocio

Cartilha de Orientação Política da CNBB


O Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) preparou a Cartilha de Orientação Política 2024. Inspirada na proposta do Papa Francisco para o Jubileu de 2025, “Peregrinos da Esperança”, a publicação traz o tema da ESPERANÇA. Ao apresentar a política de forma positiva e necessária para o bem comum, a esperança permeia todo o conteúdo do material.


Destinada a eleitores, candidatos, grupos, comunidades e meios de comunicação, a cartilha tem o objetivo de contribuir para a formação de uma consciência política saudável e incentivar a participação no processo eleitoral.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page