Vida consagrada é celebrada durante a Missa do Santíssimo

Santa Missa celebra a festa da Apresentação do Senhor e a vida religiosa consagrada

A Missa do Santíssimo no Santuário Nossa Senhora do Rocio foi marcada pela acolhida de um novo missionário redentorista em Paranaguá e louvores a Deus pela vocação religiosa. Além da festa litúrgica da Apresentação do Senhor, celebrada no dia 2, durante a Santa Missa o Padre Fred Duarte, CSsR foi apresentado ao santuário, vindo do Paraguai, e também a alegria da vida consagrada, também dedicada no segundo dia de fevereiro.

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Dirson Gonçalves, CSsR. Durante a homilia explicou o aspecto bíblico da liturgia da palavra, refletindo sobre a importância do batismo, mas também ressaltou a vida religiosa consagrada e como isso se expressa na missão da Igreja. O Santuário Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, por exemplo, está sob os cuidados e animação missionária da Congregação do Santíssimo Redentor, os redentoristas. “São as várias congregações, de homens e mulheres, que se consagram a Deus, para além do Batismo, através da vida religiosa. Vive um carisma, um jeito de ser cristão. Muitas das vezes somos olhados como o 'Padre'. Mas além do padre, há também a vida religiosa. Pertencemos a uma família religiosa”, afirma.

Sobre o batismo, a celebração se estende para todos, pois todos os fiéis são apresentados através da Santa Igreja. “A celebração de hoje não é só da vida religiosa, mas também de todos nós, pois nos lembra o nosso batismo”, comenta Padre Dirson, CSsR.

Como a vida religiosa é para homens e mulheres, participaram também a Congregação das Irmãs dos Pobres, a qual tem uma comunidade religiosa em Paranaguá, do Instituto Palazzolo. Segundo Irmã Rita Vezzoli, são muitas coisas as quais podem um jovem se tornar religiosa, mas sobretudo é preciso apaixonar-se. “Para casar precisa encontrar a pessoa certa e se apaixonar. Para ser irmã é preciso se apaixonar por Jesus, pela Igreja, para o povo de Deus. Uma paixão alegre que supera a alegria de ter uma família. Tem a força de renunciar para encontrar Jesus que é um maior ainda maior”, afirma.

Durante os avisos foi realizada a apresentação do Padre Fred Duarte, CSsR. O missionário redentorista é filho de brasileiro e paraguaia, mas realizou sua formação no país vizinho. Após dez anos no Paraguai, vem para fazer uma experiência no Brasil. “Apresentei minha disponibilidade para os padres e me acolheram. Desde já estou disponível para confissão, visitas as casas e enfermos. Estou para trabalhar com vocês”, comenta.